​​​​

Inovação e resultados são debatidos em 1º Seminário de Administração Pública no TCE

Uma oportunidade de imersão no conhecimento e troca de experiências acerca dos aspectos que envolvem a gestão pública, o 1º Seminário de Administração Pública, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS), foi iniciado nesta terça-feira, 29, e segue até a quarta-feira, 30. O evento também é uma ação do Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP) e da Escola de Contas Conselheiro José Amado Nascimento (Escontas).

A abertura do seminário ficou por conta do conselheiro substituto Francisco Evanildo de Carvalho, que ressaltou a importância do fortalecimento institucional e da valorização da pesquisa aplicada como ferramenta de transformação.
IMG_5454.JPG

"Uma união de esforços entre o controle externo, a academia e os gestores públicos para pensar soluções concretas, baseadas em evidências, que atendam às necessidades da sociedade. Ao longo desses dois dias, teremos a oportunidade de aprofundar discussões fundamentais para a gestão pública contemporânea. [...] Mais do que um evento, este Seminário é um convite à construção coletiva de conhecimento, ao fortalecimento institucional e à valorização da pesquisa aplicada como ferramenta de transformação”, disse.

O evento trouxe debates sobre inovação, eficiência, avaliação de políticas públicas e os desafios da gestão pública em um cenário de constantes mudanças sociais, econômicas e tecnológicas.
IMG_5457.JPG

"Nós estamos mostrando que a administração pública é interdisciplinar. Então, a gente também vai mostrar aqui, nesse evento, que a universidade é um pilar para que a inovação aconteça nas organizações. A gente está buscando, muitas das vezes, resolver os problemas internos. A gente tem ciência, tem literatura, e eles estão trazendo isso hoje de uma forma bem prática. Teoria e prática. Isso aqui é legal”, afirma a professora doutora da UFS e uma das coordenadoras do evento, Rosângela Sarmento. 

Sarmento ressaltou ainda que a parceria entre o TCE e a UFS é imprescindível para qualificação da mão de obra.  “Essa parceria vem para mostrar isso, que os servidores são capazes, são competentes, têm o conhecimento prático e o que é mais legal, esse servidor conhece a cultura organizacional, então nada melhor do que esse servidor trazer a inovação”.
IMG_5455.JPG

A palestra magna conduzida pelo secretário de Planejamento do Estado de Sergipe, Julio César Monzú Filgueira, abordou o Planejamento Estratégico na Administração Pública.

"Eu não consigo imaginar que uma organização pública saiba onde quer chegar ou ao menos proclame onde quer chegar e não atue de forma planejada para isso. [...] onde há recursos escassos é preciso que a gente tenha controle da qualidade do gasto, é preciso que a gente saiba onde investir”, explica Filgueira. 
IMG_5453.JPG

Outros temas também foram discutidos, como: Governança Colaborativa para o Planejamento de Longo Prazo; Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Institucional; Transparência, Integridade e Participação Social; Dicotomia entre Administração e Política: Breve Panorama e Diálogo com o Tema da Eficiência Energética; e Transformação Digital e Inovação - Um Novo Olhar para o Futuro. 

Segundo dia

 O último dia de seminário será dedicado às apresentações dos pré-projetos dos servidores da Corte de Contas para o mestrado em Políticas Públicas e Administração Pública e Organizações. 


Fotos: Marcelle Cristinne
Texto: Luana Maria

​ 

​​