Representantes do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) conheceram no último sábado, 31, o The Human Project - projeto social que incentiva a superação da pobreza por meio da construção de Tecnologias Sociais.
O projeto, desenvolvido no município de Santa Luzia do Itanhy e conduzido por Saulo Barreto, cofundador, busca incentivar o papel criativo e transformador das pessoas para que possam fazer a diferença na sua comunidade.
Durante a visita, as representantes puderam imergir no conhecimento sobre Tecnologias Sociais e assistiram a depoimentos de jovens que tiveram a vida transformada através da iniciativa.
"O trabalho é de fato inovador e muito interessante. Essas atitudes não deixam de beneficiar a população local, pois diminuem a pobreza, a violência, ociosidade, a falta de cultura e educação", afirma a diretora de Controle Externo do TCE, Roseane Tavares.
De acordo com o projeto, as Tecnologias Sociais "são soluções inovadoras para problemas sociais, desenvolvidas em estreita parceria com a comunidade, com as pessoas que vivenciam tais problemas, associando o conhecimento científico e tecnológico com o conhecimento local, visando gerar uma solução que prove ser eficaz, escalável e sustentável".
O município sergipano foi escolhido para sediar o projeto piloto da iniciativa devido a semelhança entre a sua realidade social e econômica com a da maioria das regiões subestimadas do Brasil e do mundo. Hoje, o projeto já possui capital humano suficiente para expandir para outras comunidades do Brasil e do mundo. Saiba mais clicando aqui.
A presidente da Comissão da Primeira Infância do TCE, Daysi Guarany, e a servidora do Ministério Público de Contas e integrante da Comissão, Laís Follador, também participaram da visita.
Texto: Luana Maria