​​​​

Estudantes de Direito assistem a sessões e palestras por meio do TCE Cidadão

O Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) promoveu duas edições do “TCE Cidadão” durante esta semana: uma na última quarta-feira, 10, e outra nesta quinta, 11, totalizando cerca de 90 alunos contemplados. O projeto coordenado pela Escola de Contas Conselheiro José Amado Nascimento (Ecojan) apresenta o trabalho do Tribunal a estudantes universitários, acompanhados de seus professores.

As duas turmas participantes são da Universidade Tiradentes (Unit) e foram formadas por alunos da diretora técnica do TCE, Patrícia Verônica que, _MG_3484.JPGalém de servidora da Casa e idealizadora do projeto, é professora universitária. Para Patrícia, o projeto abre as portas do Tribunal para a população e aproxima os estudantes da prática.

“É um projeto que oportuniza a aproximação da sociedade com os Tribunais de Contas, neste caso, por meio de estudantes universitários. Estes alunos podem, então, presenciar o trabalho que acontece no TCE e associar com o conteúdo teórico que é ensinado na sala de aula”, explicou._MG_5281.JPG

As duas turmas de Direito Administrativo tiveram a oportunidade de acompanhar as sessões da 2ª Câmara e do Pleno e, em seguida, assistiram a palestras proferidas por servidores do TCE. Na quarta, Marcos Brito, coordenador jurídico, explicou aos presentes sobre “Tipologia e Regime Jurídico dos Agentes Públicos”; nesta quinta, Fábio José da Silva, coordenador de controle interno, falou sobre “Relativização Constitucional do Direito à Estabilidade no Serviço Público”.

O estudante Gilson Rodrigues contou que “a ideia do projeto é interessante”. Ele vê o “TCE Cidadão” como uma oportunidade para conhecer mais sobre o Tribunal. “Pudemos ver na prática o trabalho aqui feito. Fiquei surpreendido porque, admito, conhecia pouco sobre o órgão e acompanhar os julgamentos e todo o procedimento envolvido foi muito positivo pro meu aprendizado”.

_MG_3618.JPG

_MG_3762.JPG

_MG_3802.JPG

_MG_5377.JPG

_MG_5475.JPG

​​