​​​​

Avanço na educação: municípios destaques são premiados no Pacto pela Educação

Em um momento de reconhecimento, a cerimônia de entrega do Prêmio Pacto pela Educação foi realizada na manhã desta quinta-feira, 19, no auditório do Tribunal de Contas de Sergipe (TCE/SE). Municípios sergipanos que apresentaram avanços acima da média nas categorias Alfabetização, Anos Iniciais e Anos Finais foram agraciados com os selos ouro, prata e bronze. A ação inédita valoriza boas práticas, incentiva a melhoria contínua da qualidade do ensino e estimula a redução das desigualdades educacionais no estado.

“Um encontro que celebra resultados, mas também reforça compromissos — compromissos com a gestão pública, com a equidade e, sobretudo, com o futuro das nossas crianças e jovens. Cada selo entregue representa muito mais que um resultado técnico: representa esforço coletivo, planejamento, responsabilidade e dedicação. Essa rede mostra que a educação só avança quando todos assumem sua parte na construção do caminho”, ressalta a presidente da Corte de Contas, conselheira Susana Azevedo, coordenadora do Pacto.

Segundo o procurador do Ministério Público de Contas e também coordenador do Pacto, João Augusto Bandeira de Mello, a escolha dos municípios e projetos foi feita a partir do levantamento dos resultados dos últimos quatro anos, considerando também os avanços registrados em 2024. Os municípios que evoluíram de forma significativa foram reconhecidos na premiação.

“Eu vejo a alegria, o semblante de muitos prefeitos aqui presentes, secretários, muitos pais da educação, todos muito satisfeitos com a premiação — e os que tiraram bronze querendo o prata, os que tiraram prata querendo o ouro. Aqueles que eventualmente não foram certificados por alguma circunstância estão trabalhando, tenho certeza, para ter esse reconhecimento. Queremos que esse prêmio continue e se repita nos próximos anos. É um incentivo muito grande para a educação sergipana. Estou muito feliz e esperamos que isso realmente impulsione um avanço educacional em nosso estado”, afirma Bandeira de Mello.

O prefeito de São Cristóvão — município que recebeu selo ouro em todas as categorias (Alfabetização, Anos Iniciais e Anos Finais) —, Júlio Nascimento, destaca que o resultado é fruto de um conjunto de ações:

“[…] é claro que a parte de infraestrutura das escolas melhorou bastante. Requalificamos todas as nossas unidades: instalamos ar-condicionado, criamos um ambiente completamente favorável ao trabalho dos professores. Mas também fizemos um trabalho interno nas secretarias, com a capacitação dos nossos profissionais, investindo em novas tecnologias e metodologias pedagógicas. Acredito que só temos a ganhar com tudo isso”, enumera.

O município de Capela recebeu o selo ouro na categoria Anos Finais e prata em Alfabetização e Anos Iniciais. Para a secretária de Educação, Ana Cristina Andrade, a conquista é motivo de orgulho.

“Para a gente é uma honra muito grande. Capela hoje está sendo premiada nas três categorias: anos iniciais, alfabetização — selo prata —, e anos finais, selo ouro. Acima de tudo, investimos principalmente na formação dos nossos profissionais da educação, não apenas dos professores, mas de todos que atuam no chão da escola, da Secretaria de Educação à rotina da unidade. Também investimos na compra de material e no suporte pedagógico. Agora, vamos ampliar ainda mais na área de educação digital e midiática. Com tudo isso, conseguimos conquistar essa premiação tão sonhada.”

Segundo o prefeito de Telha — município ouro em Anos Iniciais e bronze em Alfabetização e Anos Finais —, Lucas Freire, a premiação estimula os municípios a seguirem avançando:

“A gente quer continuar ganhando mais selos, mais medalhas de ouro, mais conquistas. Queremos transformar esse bronze em ouro futuramente. Estamos colhendo reflexos da gestão passada, de 2024, e possivelmente em 2026 seremos premiados novamente. O segredo é estar em harmonia com a gestão”, afirmou.

Além dos selos, o Pacto reconheceu os melhores resultados absolutos, premiando as melhores redes municipais em alfabetização, nos anos iniciais e finais, bem como as melhores escolas estaduais e municipais nessas mesmas categorias. Também foram destacadas a Diretoria Regional de Educação com melhor desempenho e as melhores escolas de ensino médio. Houve ainda reconhecimento para os maiores avanços na redução das desigualdades educacionais e, em uma categoria especial, a entrega do Prêmio de Educação Antirracista, que valoriza iniciativas voltadas à promoção da equidade racial.​

A Receita Federal também participou da solenidade, certificando os municípios que formalizaram a educação fiscal na educação básica, reforçando a importância da cidadania.

Fotos: Marcelle Cristinne
Texto: Luana Maria

​​