​​​​

Ministro do TCU visita o TCE/SE e destaca importância da aproximação com os Tribunais de Contas Estaduais

O Tribunal de Contas de Sergipe recebeu, nesta quinta-feira, 2, a visita institucional do Ministro Jorge Oliveira, vice-presidente e corregedor do Tribunal de Contas da União (TCU). Acompanhado do secretário do TCU em Sergipe, Jackson Souza, e de assessores, o ministro foi recepcionado pelo vice-presidente do TCE/SE, conselheiro Flávio Conceição, pelo corregedor-geral, conselheiro Luis Alberto Meneses, pelo conselheiro José Carlos Felizola, pelo conselheiro substituto Rafael Fonsêca, pelo procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC/SE), Eduardo Côrtes, e pelo procurador João Augusto Bandeira de Mello.

5b708b69-8d11-4a1f-bca3-45eafbabc983.jpg
Durante a visita, o ministro conheceu o plenário da Casa e ressaltou a relevância da integração entre o TCU e os Tribunais de Contas estaduais: “É fundamental estarmos próximos dos Tribunais de Contas estaduais porque eles estão próximos da sociedade. Brasília é uma cidade distante não só fisicamente, mas muitas vezes das realidades do Brasil. Os Tribunais de Contas dos estados são, sem dúvida nenhuma, grandes parceiros que podem nos ajudar e dos quais podemos aprender muito”, afirmou Jorge Oliveira.

O ministro também destacou que sua vinda a Sergipe foi motivada pelo compromisso do TCU em manter o diálogo e o intercâmbio de experiências com os órgãos de controle locais.

3eff1c17-6ab7-4dac-baf4-e712988eabdd.jpg

“Venho em nome do presidente do TCU, ministro Vital do Rêgo, trazer essa palavra de aproximação. Temos aqui uma secretaria regional do TCU em Sergipe, com servidores residentes, e é importante este momento de interação, de troca de conhecimentos, ferramentas de trabalho, desenvolvimento de sistemas que o TCU tem, mas sobretudo de aprender, estar em contato e ouvir os colegas daqui. Foi uma experiência muito boa, mais do que uma visita protocolar, uma oportunidade de crescermos juntos em prol da sociedade brasileira”, completou.

​Conforme o conselheiro Flávio Conceição, a visita reforça a cooperação entre as Cortes de Contas e a importância do trabalho conjunto no fortalecimento do controle externo e da boa governança pública.

Fotos: Cleverton Ribeiro

​​