​​​​

MP de Contas inicia elaboração do planejamento estratégico 2024-2027

Nesta sexta-feira, 5, os servidores do Ministério Público de Contas do Estado de Sergipe (MPC) iniciaram a elaboração do planejamento estratégico. A iniciativa visa preparar a equipe para os próximos passos do plano que irá traçar as estratégias de 2024 a 2027. O encontro aconteceu na Escola de Contas Conselheiro José Amado Nascimento (Ecojan), na sede do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

De acordo com o procurador-geral Eduardo Santos Rolemberg Côrtes, o momento foi para elaborar e discutir com os colegas a missão, valores e objetivos das ações do MPC. “Para que a gente possa avançar nas nossas ideias”, disse. 
PHOTO-2024-04-06-10-38-03 3.jpg

Antes de iniciar as discussões para elaboração do planejamento, o diretor de Tecnologia da Informação do TCE, Miguel Augusto Barreto Melo, apresentou em dados o cenário atual do MPC. Na oportunidade, o gestor expôs sobre a inovação disruptiva e as consequências positivas. Além dele, esteve presente para dar suporte no projeto do MPC, o diretor Técnico do TCE, Edson Brasil.
PHOTO-2024-04-06-10-38-03.jpg
Para ajudar na elaboração do projeto de planejamento, o facilitador Paulo Rafael Monteiro Nascimento fez uma palestra introdutória com a explanação do como deverá ser conduzida a elaboração. “O plano tem toda uma preparação de estratégias e caminhos, do que a unidade ou organização vai pensar para o futuro. Então, nesse primeiro momento, a ideia é trazer alguns elementos da organização, mas também das pessoas, sobre a cultura organizacional de toda essa nova unidade aqui do Ministério Público de Contas”, expôs.


PHOTO-2024-04-06-10-38-03 2.jpg
Na palestra, o facilitador explicou a importância de todo o processo do planejamento e destacou os pilares que a equipe precisa identificar dentro do MPC - como o conhecimento do negócio, estratégia, processo, tecnologia e cultura organizacional. O procurador João Augusto dos Anjos Bandeira de Mello aproveitou para identificar a necessidade do “conhecimento do negócio” como consequência da prestação do bom serviço para a sociedade.

Sobre o início da preparação, o servidor Vanderson Melo comentou da importância para o futuro do MPC. “Faz parte de um conhecimento necessário que o MPC precisa ter dentro do Tribunal de Contas e também para a sociedade. Então, trazer os colaboradores do Ministério Público de Contas para construírem juntos é um pensar adiante muito importante para que a instituição cresça cada vez mais como essencial ao controle externo do nosso Estado”, opinou.
PHOTO-2024-04-06-10-38-04 2.jpg

Assim como Vanderson Melo, o servidor Luiz Antônio Rollemberg acrescentou a relevância do planejamento. “A gente está vendo que há uma ênfase para que esse processo de planejamento seja feito como algo democrático, que todo mundo possa se expressar. Dizer quais são suas dores, desejos e anseios para que o Ministério Público de Contas se torne um órgão cada vez mais inclusivo e parceiro da sociedade”, comentou.​

Ao final da palestra, os servidores responderam um questionário sobre o que consideram importante para o MPC. O material vai servir para a próxima etapa do planejamento estratégico.


Texto: Mayusane Matsunae
Fotos: Cleverton Ribeiro​

​​