​​​​

Tribunal de Contas conclui nova etapa do projeto "Educação que faz a diferença"

O Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) finalizou a segunda etapa do projeto “Educação que faz a diferença”, que prevê visitas a escolas e entrevistas com os gestores, professores, alunos e pais de alunos. Nesta sexta-feira, 13, será enviada ao Comitê da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB) e à organização Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede) toda documentação colhida em Itabaianinha e Lagarto - os dois municípios selecionados para o projeto este ano.

Até o momento, 18 Tribunais de Contas (TCs) brasileiros já finalizaram a segunda etapa do projeto, que pretende identificar o desempenho das redes municipais no ensino fundamental e disseminar as boas ações de gestão e de acompanhamento pedagógico e administrativo adotadas para que possam servir de inspiração para outras redes.

De acordo com a analista de Controle Externo II, Aclécya Oliveira Monteiro, o que ficou constatado nas visitas é que a eficiência da gestão faz toda a diferença para o alcance de bons resultados educacionais. “O contato do Tribunal de Contas com as secretarias de educação, equipe pedagógica, diretores, professores, alunos e pais de alunos é essencial para a qualidade dos nossos trabalhos. É importante que as auditorias do Tribunal possam ser focadas na aprendizagem do aluno”, afirmou a analista, lotada na 1ª Coordenadoria de Controle e Inspeção (CCI), que tem como relatora a conselheira Susana Azevedo.

“Geralmente, as auditorias são focadas na infraestrutura, merenda escolar e transporte, que são muito importantes, mas a questão da aprendizagem precisava também ser incluída, que é o objetivo fundamental da educação”, acrescentou o outro técnico responsável pelas visitas de campo, Saulo Roberto Amorim Silva, que é analista de Controle Externo I, da 4ª CCI, cujo relator é o conselheiro Clóvis Barbosa.

Divulgação dos resultados

Na primeira fase da iniciativa, o Iede identificou as redes de ensino com bom desempenho no ensino fundamental. Na segunda etapa, foram realizadas algumas visitas, em caráter amostral, com a identificação das estratégias comuns, por meio de entrevistas e observação de salas de aula e do ambiente escolar. Os resultados das análises devem ser divulgados em dezembro.

Os próximos passos envolvem a sistematização das informações coletadas e a elaboração de um amplo plano de comunicação dos resultados, atividades que serão desenvolvidas pelo CTE-IRB e o Iede.

​​