​​​​

Novo sistema permite que TCE economize tempo no julgamento de contas

​Uma novidade adotada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), por meio da Diretoria de Modernização e Tecnologia (DMT), deverá otimizar a atuação do corpo técnico do órgão na elaboração de relatórios sobre as prestações de contas dos jurisdicionados. Trata-se do Painel de Gerenciamento e Análise (PGA), já disponibilizado às coordenadorias de Controle e Inspeção (CCIs) do TCE, para servir de apoio aos profissionais responsáveis por esse trabalho.  

Interligada ao Sistema de Auditoria do Tribunal (Sagres), a ferramenta antecipa uma série de informações para os técnicos da Corte na preparação dos relatórios. "É mais uma forma que encontramos para darmos celeridade na apreciação das contas; o PGA certamente vai contribuir para que os gestores tenham suas contas julgadas no mais breve espaço de tempo", comenta o presidente do TCE, conselheiro Ulices Andrade.
IMG_4871.JPG
Ele acrescenta que, por meio do Painel, para cada prestação de contas analisada, são antecipados dados "que antes demandavam grande tempo de busca", como orçamento inicial; composição total da receita - incluindo repasses financeiros; despesa autorizada/realizada; comparativo entre receita e despesa; detalhes sobre eventual inspeção realizada no período em análise, entre outros.

"Essas informações são incorporadas a um relatório pré-montado, com dados que estão presentes no Sagres, que é a nossa ferramenta de trabalho básica; com isso, o analista sai da parte de garimpo de dados, da parte de digitação e vai usar seu conhecimento só para checar os dados, ver se as conclusões são válidas e se é aquilo que vai adotar", observa o diretor da DMT, Edson Brasil.

Na sua etapa inicial de implementação, o Painel de Gerenciamento e Análise já está disponível para as Coordenadorias técnicas da Corte de Contas na análise de contas anuais de Governo e de fundos públicos, bem como nos processos de aposentadorias. 

"As expectativas são gigantes porque era um anseio antigo da parte técnica; é uma ferramenta de otimização dos serviços de análise de contas, que vai agilizar muito o tempo", destaca a coordenadora da 5ª CCI, Roseane Tavares.
IMG_5672.JPG
Já o coordenador da 6ª CCI, Eleonaldo Soares, acrescenta que o PGA contribuirá também para a padronização dos relatórios: "Antes fazíamos isso manualmente; hoje, com esse sistema, temos o relatório 'pré-pronto' e assim o técnico vai ter mais tempo para fazer seu planejamento de auditoria e um trabalho de qualidade; então vem nos ajudar na produtividade do trabalho dos nossos técnicos, e também a padronização dos relatórios".

​​