O Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) realizou, na sexta-feira, 14, um treinamento sobre o novo módulo do Sistema de Acompanhamento da Gestão dos Recursos da Sociedade (SAGRES), destinado ao encaminhamento de informações relativas aos atos de admissão de pessoal decorrentes de concursos públicos e processos seletivos.
A capacitação foi promovida pelas diretorias Jurídica (Dijur) e de Modernização e Tecnologia (DMT) e teve como público-alvo servidores da Secretaria de Estado da Administração (Sead), unidade piloto nesta etapa de testes e homologação da nova ferramenta.
À frente da Diretoria Jurídica, Ana Stella Rollemberg Porto afirma que a novidade permitirá que os órgãos jurisdicionados encaminhem ao Tribunal, de maneira estruturada, os dados e documentos relacionados aos certames e respectivos atos de admissão.

“A medida busca padronizar o envio das informações e tornar mais eficiente o fluxo de recebimento e análise dos processos pela Corte de Contas. É um avanço muito grande, porque isso vai dar maior praticidade, maior modernidade, às prestações de contas que o Tribunal de Contas recebe do jurisdicionado, assim como para as análises de auditorias do Tribunal de contas”, afirma a diretora.
O SAGRES é utilizado pelo TCE/SE como canal para o encaminhamento de informações pelos jurisdicionados e possui, entre suas características, a padronização, a segurança, a confiabilidade e a validação dos dados.

“A implantação do novo módulo integra as ações de modernização dos sistemas do Tribunal. Com informações organizadas e estruturadas desde a origem, a ferramenta contribui para dar maior agilidade às análises e auditorias realizadas pelo TCE/SE, além de facilitar o cumprimento das obrigações pelos jurisdicionados”, explica o auditor de Tecnologia da Informação, Valmor Barreto.
Nesta fase inicial, o órgão piloto contribuirá para a identificação de ajustes e para a validação da nova funcionalidade antes de sua utilização pelos demais órgãos jurisdicionados. O processo de testes e homologação busca assegurar que o módulo atenda às necessidades técnicas e operacionais tanto dos usuários externos quanto das equipes responsáveis pelas análises no Tribunal.
Texto: Luana Maria
Fotos: Marcelle Cristinne