​​​​

Memorial Conselheiro Carlos Pinna é inaugurado no TCE e valoriza a história e memória institucional

Um ambiente sensorial que estimula a visão e a audição, ao mesmo tempo em que resgata a memória do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE). Assim é o Memorial Conselheiro Carlos Pinna, inaugurado na manhã desta terça-feira, 16, no hall principal da Corte.

O espaço preserva a trajetória do órgão por meio de documentos históricos, imagens, objetos, exposições temáticas e recursos interativos. A iniciativa reforça a cultura organizacional, a identidade institucional e o compromisso do Tribunal com a transparência e a educação para o controle social.

“O espaço vai preservar a história do Tribunal desde a sua criação, ainda no governo de Lourival Baptista, passando pelos primeiros membros, todos os conselheiros e presidentes, além das mudanças de sede. Hoje estamos na terceira sede do Tribunal e queremos mostrar à sociedade um pouco dessa trajetória, porque o que refletimos hoje é resultado de tudo o que foi construído no passado. Cada membro que passou por aqui deixou um legado grandioso para os que estão hoje no Tribunal”, destacou a presidente do TCE/SE, conselheira Susana Azevedo.
e95cefe2-818a-428d-8587-e70ca428fd16.jpg

A tecnologia é uma das aliadas do memorial. Em uma tela interativa, com o auxílio da Inteligência Artificial, os visitantes podem assistir ao discurso de inauguração do Tribunal proferido por Lourival Baptista, governador à época. Já no painel da linha do tempo, recursos de áudio ampliam a acessibilidade e tornam a experiência ainda mais imersiva.

“Quem visita o memorial encontra a história do Tribunal de Contas apresentada de forma interativa e sensorial, reunindo toda essa trajetória de 55 anos — desde a assinatura da lei de criação do Tribunal por Lourival Baptista até a contemporaneidade. Estão registrados os momentos mais importantes, a história das edificações que sediaram o órgão, além da trajetória dos ex-conselheiros e ex-presidentes”, explica o curador do memorial, Ézio Déda.
d0283df4-47f8-4a40-9cc8-4e8ef00d7e88.jpg

O local também conta com um espaço destinado a exposições temporárias de artistas sergipanos e homenageia o conselheiro Carlos Pinna de Assis (in memoriam), imortal da Academia Sergipana de Letras, que teve atuação de destaque no controle externo e na área cultural.

“A família recebe essa homenagem com muita alegria e emoção, especialmente por ver o Tribunal de Contas, por meio de sua presidência, conselheiros e conselheiras, criar um ambiente dedicado a cultuar a memória daqueles que contribuíram para a formação dessa instituição. A denominação do memorial com o nome de alguém que dedicou 36 anos de sua vida ao Tribunal e que soube conjugar a atividade administrativa com a atuação cultural na sociedade sergipana é motivo de orgulho e exemplo para as novas gerações. Para sabermos para onde vamos, é fundamental saber de onde viemos”, afirmou o procurador-geral do Estado, Carlos Pinna de Assis Júnior, filho do conselheiro homenageado.
a5fff42a-d041-4a6c-823d-6c1c8ddb34bf.jpg

A solenidade de inauguração contou com a presença de conselheiros, autoridades, servidores, familiares e convidados, marcando mais um passo na preservação da memória e na valorização da história institucional da Corte de Contas sergipana.

Sobre Carlos Pinna de Assis

Natural de Aracaju, Carlos Pinna de Assis formou-se em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atuou como advogado, foi conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), procurador-geral do Estado de Sergipe, procurador-geral de Justiça interino e secretário de Estado da Habitação e da Previdência Social. No TCE/SE, exerceu as funções de presidente, vice-presidente e corregedor-geral.

Com projeção nacional e internacional, presidiu a Associação dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e a Associação de Controle Público do Mercosul. O conselheiro faleceu aos 74 anos, em 5 de abril de 2023, deixando um legado relevante para o fortalecimento do controle público e da administração pública.

Fotos: Marcelle Cristinne
Texto: Luana Maria

​​