​​​​

Café com o TCE aproxima imprensa e reforça transparência na gestão 2024/2025

O 1º Café com o TCE, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), reuniu profissionais da imprensa sergipana nesta quarta-feira, 10, para apresentar um balanço das principais ações da gestão 2024/2025, período em que a Corte foi presidida pela conselheira Susana Azevedo. O evento aconteceu no restaurante Escola do Senac situado na sede do Tribunal.

A iniciativa teve como objetivo prestar contas das ações, resultados, avanços e projetos conduzidos ao longo da gestão, que se encerra no fim deste ano — um momento que reforça o compromisso da Corte com a transparência, área que recebeu atenção especial no biênio.
d2a9a93b-e2dd-4298-9cac-7e923c4d72c7.JPG

"Conseguimos avanços em várias áreas: administrativa, técnica, tecnológica e também na sustentabilidade. Tivemos um olhar diferenciado para a transparência. Por meio da nossa Diretoria de Modernização e Tecnologia, conseguimos utilizar a Inteligência Artificial a nosso favor e investimos em plataformas como o Observatório TCE, projetado para oferecer à sociedade uma visão clara e acessível das despesas e atos públicos”, afirma a presidente do TCE, conselheira Susana Azevedo.

O jornalista Jozailto Lima classificou a iniciativa como positiva e alinhada ao perfil da gestão da conselheira Susana. “[…] ela compreende que comunicar é fundamental. A reunião dos jornalistas — a prestação de contas à sociedade sergipana e aos jornalistas, que é uma redundância, porque ela fez isso durante todo o período em que esteve na presidência — confirma isso. Ela teve uma comunicação muito boa, uma comunicação que desfocou o pessoal e foi para o institucional, para mostrar o que o tribunal faz. O Hádam Lima fez um trabalho muito bom, porque ele tem inserção, ele tem relacionamento. E acho que esse encontro deve ser seguido por outras instituições que queiram interlocutar com a sociedade, porque nós — e isso não é nenhuma arrogância — representamos a sociedade”.
326e9d3f-f7c2-478d-aadc-f166b2792de3.JPG

A jornalista Priscila Andrade destacou a essência da Corte de Contas em proteger a sociedade e, consequentemente, o cidadão, ressaltando ainda a evolução do órgão.

"[…] fico muito feliz de poder estar aqui, acompanhando a evolução deste tribunal, seja pela tecnologia, seja pelos recursos de transparência apresentados pela presidente e conselheira do Tribunal de Contas, Susana Azevedo. É muito importante termos ferramentas de acesso para trabalhar o nosso conteúdo, porque o papel da imprensa é justamente buscar informação com veracidade, sempre checando as fontes, para poder repassar tudo isso à sociedade”, afirmou.

Entre as ações apresentadas, destacam-se o investimento na implantação do estacionamento solar; a substituição da frota — que agora inclui carros híbridos —; a criação da Câmara Virtual; a implementação de robôs com Inteligência Artificial, como o Serigy, Maria, Sistema de Indícios, ISA, Robô de Análises de Editais, Chat Público Externo e o TCE RPA; além da criação de cursos de pós-graduação e MBA, e do programa de Ensino de Jovens e Adultos destinado a servidores terceirizados e seus familiares.

Ainda na ocasião, o procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC/SE), Eduardo Côrtes, também apresentou as ações desenvolvidas durante a sua gestão.​

Clique aqui e confira a Galeria de Imagens!

Fotos: Marcelle Cristinne
Texto: Luana Maria

​​