​​​​

Entrega de medalhas: autoridades, servidores e gestores públicos são homenageados no TCE

O auditório do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) foi palco de homenagens na manhã desta terça-feira, 18. Ao todo, 52 pessoas foram agraciadas, distribuídas entre a outorga do Colar e do Diploma do Mérito “Gumersindo Bessa”, a Medalha e o Diploma “Amigo do Tribunal” e a Medalha e o Diploma do Mérito Cultural “Conselheiro Carlos Pinna”.

Clique aqui e confira a galeria de imagens do evento!

A cerimônia foi iniciada com a formação do dispositivo composto pela presidente da Corte, conselheira Susana Maria Fontes Azevedo Freitas; pelos conselheiros Flávio Conceição, Ulices Andrade, Luiz Augusto Ribeiro, Angélica Guimarães, Luiz Augusto M​eneses e José Carlos Felizola; pelos conselheiros substitutos Rafael Fonseca, Francisco Evanildo e Alexandre Lessa; pelo procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC), Eduardo Côrtes; e pelos procuradores João Augusto dos Anjos Bandeira de Mello e Bricio Melo.

“Este é um momento de celebração, mas também de profundo reconhecimento a pessoas e instituições que, com trabalho, ética e compromisso, contribuem para o fortalecimento da vida pública e para o desenvolvimento do nosso Estado. As honrarias que entregamos hoje carregam significados especiais e refletem valores que são pilares do Tribunal de Contas. Cada um de vocês simboliza, à sua maneira, princípios que inspiram e fortalecem a nossa sociedade: integridade, serviço, parceria, cultura, compromisso público. Esta cerimônia não apenas celebra méritos individuais, mas renova nosso compromisso com uma gestão pública ética, transparente e centrada no interesse coletivo”, ressaltou a presidente do TCE, Susana Azevedo.

Cada honraria concedida possui um propósito e um significado específicos. A Medalha do Mérito Gumersindo Bessa, instituída em 1989, é considerada a mais alta distinção concedida pela Corte de Contas de Sergipe. Criada pelo então presidente, conselheiro José Carlos de Sousa, tem o objetivo de homenagear personalidades que contribuíram e contribuem de forma relevante para o desenvolvimento social e institucional do Estado.

A superintendente do SEBRAE Sergipe, Priscila Felizola, uma das autoridades agraciadas com a Medalha Gumersindo Bessa, expressou sua alegria: “É gratificante, tanto pessoalmente quanto profissionalmente, receber a mais alta honraria do Tribunal de Contas. Representar a sociedade através do empreendedorismo, de ações sociais e de todo o trabalho que construímos ao longo dessa caminhada é motivo de grande honra”.

Para pessoas físicas e jurídicas que se destacaram por ações em prol do Tribunal de Contas ou da sociedade sergipana, em consonância com os valores e princípios da instituição, foi concedida a Medalha e o Diploma “Amigo do Tribunal”.

Homenageado com essa distinção, Edson Brasil, diretor Técnico do TCE, destacou a importância do reconhecimento: “É sempre muito gratificante ser lembrado. Embora não seja do quadro efetivo, já tenho 15 anos de atuação no Tribunal, desde minha primeira passagem no ano 2000, quando fui consultor. É muito bom ser lembrado; isso faz bem ao ego e nos motiva a continuar exercendo nosso trabalho”.

A Medalha e o Diploma “Conselheiro Carlos Pinna”, de caráter cultural, foi instituída em homenagem ao conselheiro Carlos Pinna de Assis (in memoriam), falecido em 2023. A honraria reconhece e perpetua o legado de quem atua na promoção da cultura, da educação e do controle público, reforçando o compromisso do TCE/SE com a valorização da cultura e da identidade sergipana.​

Entre os homenageados com a medalha, Irineu Fontes — secretário executivo da Secretaria Especial de Cultura do Governo de Sergipe — afirmou que a comenda representa o resultado de toda uma vida dedicada à cultura:

“É o resultado de 45 anos de carreira dedicados à música e à cultura. Sempre digo que não foi a cultura que me escolheu; fui eu que escolhi trabalhar com ela, e devo tudo o que tenho a essa escolha. Ser homenageado com uma medalha que leva o nome de Carlos Pinna, um amigo pessoal e alguém tão ligado à cultura, em uma instituição como o Tribunal, nos deixa muito felizes e agradecidos”.

Carlos Pinna Júnior, filho do conselheiro Carlos Pinna, também ressaltou que a criação da honraria é uma justa forma de reconhecer o legado do pai.​

A lista completa dos agraciados, composta por autoridades, servidores, gestores públicos e representantes da sociedade civil, está disponível no link abaixo:

lista de homenageados_medalhas (1) (1).pdf

Fotos: Marcelle Cristinne
Texto: Luana Maria

​​