​​​​

Pacto pela Educação premiará municípios e projetos que fazem a diferença na Educação do estado

Aplicação da prova do SAESE, prêmio Pacto pela Educação e definição das metas para o próximo ano foram pautas centrais da reunião do grupo Pacto pela Educaçã,o realizada nesta terça-feira, 11, no Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE). O encontro foi conduzido pelo procurador do Ministério Público de Contas (MPC), João Augusto dos Anjos Bandeira de Mello, um dos coordenadores da ação.

As provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe (Saese) são cruciais para a avaliação do desempenho escolar em Sergipe e, consequentemente, para a formulação de políticas públicas, por isso, existe uma mobilização para conscientizar e garantir a presença do aluno na escola no dia da sua aplicação. 
7f221775-40d9-4af6-be0a-78c8b95575aa.jpg

Segundo a diretora da Coordenadoria de Estudos e Avaliação Educacional (Ceave), professora Jonielly Cruz, a aplicação das avaliações do Saese este ano foi iniciada nesta segunda-feira, 10. A perspectiva é atingir pelo menos 90% no índice de presença, além de um resultado positivo.

“[...] a gente espera ter também no nosso Saese desse ano, porque o ano passado foi mais de 93% de participação, que a gente também atinge essas altas taxas de participação, mas não basta estar só presente. É importante que o nosso estudante entenda que a qualidade ao responder às avaliações do Saese faz a diferença no resultado. Então ele está ali, mas ele está com foco, com disciplina, colocando em prática tudo que ele aprendeu durante a trajetória, porque o sistema de avaliação, o Saese, compreende alfabetização, final dos anos iniciais, final dos anos finais e  final do ensino médio, que é a consolidação da educação básica”.

Além disso, o grupo homologou os indicados para o prêmio Pacto pela Educação, que compreendem as redes, escolas e projetos que fizeram a diferença na educação pública do estado. Assim como, definiu a data de entrega da premiação.

923a419f-dbe9-4100-9835-d7555ac04af4.jpg

“Dia 19, vamos fazer uma grande festa de premiação dos municípios, municípios que se destacaram, especialmente, no avanço da política pública educacional, da alfabetização, dos anos finais, também destaques individuais de escolas que se destacaram no ensino médio, alfabetização e também cada uma dessas etapas”, afirma o procurador João Augusto Bandeira de Mello. 

​Outro ponto discutido na reunião foram as metas de ações do Pacto para 2026, que compreendem o trabalho focado na governança e no incentivo e cobrança dos bons resultados no âmbito da educação.

54d5fc7d-9896-4b86-8970-8849740c6046.jpg

A reunião do Pacto pela Educação é realizada mensalmente na Corte de Contas com o objetivo de prospectar soluções para as problemáticas da educação sergipana. O grupo é composto por membros do TCE, do MPC, da UFS, do Fórum Estadual da Educação, da Secretaria Municipal de Educação de Aracaju, do CAC'S FUNDEB, da Secretaria de Educação de Nossa Senhora do Socorro, da UNCME Nacional, do Conselho Estadual das Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades em Sergipe, dentre outros órgãos públicos.

Fotos: Marcelle Cristinne
Texto: Luana Maria 


​​