​​​​

Conselheiro do TCM/RJ apresenta Programa Ciência e Gestão pela Educação

O Programa Ciência e Gestão pela Educação, criado no Rio de Janeiro pelo conselheiro do Tribunal de Contas do Município, Felipe Galvão Puccioni, foi o eixo central das discussões do painel que tratou do tema “Gestão Escolar - Importância e Impacto”, durante o segundo dia do VII Simpósio Nacional de Educação (SINED), realizado no Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE). Doutor na área, Puccioni destacou a relevância da adoção de boas práticas de gestão para garantir eficiência no sistema educacional.

Sined Ciência e gestão 17092025 3.jpg

Segundo estudos realizados após a implantação do programa, medidas simples e eficazes de gestão podem dobrar a produtividade escolar. Em dois anos, os alunos participantes alcançaram níveis de aprendizado que, em outras escolas, seriam obtidos apenas em quatro. O custo do programa é de R$ 42 por estudante ao ano, contra uma média de R$ 17 mil por aluno na rede municipal.

Os resultados demonstram impactos diretos: otimização de recursos, maior engajamento da comunidade escolar, redução da evasão e melhoria da qualidade do ensino. Entre os efeitos positivos, também se destacam a motivação de alunos e professores, melhor desempenho e fortalecimento da imagem institucional.

Sined Ciência e gestão 17092025 1.jpg

A mediação do painel ficou a cargo da conselheira do Tribunal de Contas do Ceará, Onélia Maria Moreira Leite Santana, que apresentou a experiência do Programa Mais Infância Ceará. Idealizado por ela e hoje transformado em política pública de Estado, o programa reforça a necessidade de que a educação seja estruturada desde a primeira infância e pensada de forma intersetorial, envolvendo diferentes segmentos para garantir maior eficiência.

O secretário especial do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo de Sergipe (Seteem), Jorge Elias Menezes Teles, também participou do debate. Com experiência em administração pública, destacou a relevância das iniciativas apresentadas, ressaltando que a escola aproxima o cidadão do mundo do trabalho, embora a formação superior nem sempre assegure inserção imediata no mercado. Para ele, eventos como este, promovidos pelo Tribunal de Contas de Sergipe, são fundamentais por reunir especialistas de todo o país em torno de experiências exitosas que mostram como práticas simples e de baixo custo podem transformar a educação e impulsionar a transformação social.



Texto: Acácia Trindade

Fotos: Cleverton Ribeiro e Marcelle Cristinne



​​