Representantes do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) participaram de uma reunião com o Ministério Público de Sergipe (MP/SE), nesta quarta-feira, 30, para alinhar estratégias locais no âmbito do projeto “Sede de Aprender”.
A iniciativa tem como foco o enfrentamento da precariedade do saneamento básico nas escolas públicas brasileiras, especialmente no que diz respeito ao acesso à água potável.

O encontro foi conduzido pelo promotor de Justiça Fausto Dias de Valois e contou com a presença da diretora-geral do TCE/SE, Ana Roberta Roberti; da diretora de Controle Externo de Obras e Serviços, Roseane Tavares; da coordenadora de Auditoria Operacional, Cledina Gois; e do coordenador de Engenharia, Cássio Dantas.
Uma mobilização nacional ocorrerá entre os dias 2 e 6 de junho, envolvendo os Tribunais de Contas, em parceria com o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), com visitas técnicas a instituições de ensino.
O “Sede de Aprender” foi criado pelo Ministério Público de Alagoas e ampliado nacionalmente a partir de 2023, por meio de acordo firmado com o CNMP, a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e o Instituto Rui Barbosa (IRB). Em março deste ano, o grupo interinstitucional lançou um painel de Business Intelligence (BI), com dados do Censo Escolar 2024, revelando que mais de 6 mil escolas no Brasil ainda não têm acesso à água potável.
A mobilização pretende dar visibilidade à situação enfrentada por milhares de alunos em todo o país e sensibilizar gestores públicos para a necessidade de investimentos urgentes na infraestrutura escolar, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.
Fotos: Marcelle Cristinne