​​​​

Diretora representa presidente em homenagem pelo Dia Internacional da Mulher

A presidente do Tribunal de Contas de Sergipe, conselheira Susana Azevedo, recebeu uma homenagem em alusão ao Dia Internacional das Mulheres, durante evento realizado pelo Tribunal de Justiça de Sergipe e Governo do Estado de Sergipe. A Diretora Geral do TCE, Ana Roberta Roberti, representou a conselheira Susana durante o evento, que contou com uma palestra Feminicídio e valorização da vida. Diversas mulheres, de diferentes segmentos, também foram homenageadas.


“A presidente do TCE, conselheira Susana Azevedo, tem feito uma gestão com especial atenção às mulheres, incluindo aí a realização de uma bela programação dedicada a todas nós, durante o mês de março. Neste sentido, é importante este diálogo institucional com o Tribunal de Justiça e o Governo do Estado, através das suas secretarias, que também realizaram um evento tão importante e educativo, dedicado ao mesmo segmento”, afirmou Roberta.

Durante a abertura do evento, a desembargadora Iolanda Santos Guimarães, avaliou que o feminicídio é um dos temas mais relevantes da atualidade, demandando uma abordagem crítica e imediata, que se refere ao assassinato de mulheres em razão do seu gênero. 

“Uma manifestação extrema de violência que atinge inúmeras mulheres no Brasil e no mundo. Com o objetivo de reduzir os índices de morte relacionados ao feminicídio, é urgente a adoção de medidas que abordem as suas caudas mais relevantes”, afirmou a desembargadora.

Ainda na abertura do evento, a secretária especial de Políticas Públicas para as Mulheres, Danielle Garcia, afirmou que sua pasta tem trabalhado a questão da violência contra a mulher, dialogando com diversos órgãos. Ela ainda destacou a redução de feminicídios em Sergipe, na contramão do que vem acontecendo no país. 

“A gente tem que comemorar, mas os nossos números ainda somos muito altos. Só no ano passado tivemos mais de 46 mil registros de ocorrência de violência contra a mulher”, falou Danielle.

Feminicídio
Destacando o crescente número de feminicídios em todo o país (Sergipe é uma exceção, pois houve redução no estado), a delegada e palestrante Eugênia Nogueira do Rêgo Monteiro Villa falou sobre o Feminicídio e a valorização da vida. Em sua palestra ela destacou a produção do conhecimento na sociedade patriarcal e falou sobre a perspectiva de gênero na investigação de crimes e na configuração do feminicídio.

Eugênia afirmou que é importante para o investigador estar atento aos valores morais que dominam a sociedade. “É importante se colocar em outra perspectiva, abrir a mente sobre possibilidades de violência de gênero, e saber que nem todas as formas são abarcadas pela Lei Maria da Penha. É preciso atenção para as questões de gênero na categorização de crimes”, afirmou.

Presenças
Além de estudantes do curso preparatório de bombeiros e do curso preparatório de agentes e escrivães da Polícia Civil de Sergipe, estiveram presentes no evento a deputada estadual Maísa Mitidieri, representando a Assembleia Legislativa de Sergipe; a secretária estadual de Administração, Lucivanda Rodrigues; a secretária especial de Políticas paras as Mulheres, Danielle Garcia; a secretária de Justiça, Viviane Pessoa; a secretária estadual do esporte e lazer de Sergipe, Mariana dantas; o diretor da Escola de Administração Pública e Gestão Governamental de Sergipe, Wellington Mangueira; a juíza Jumara Porto Pinheiro, da coordenadoria da Mulher do TJSE; a promotora Verônica LAzar, da Coordenadoria dos Direitos da Mulher do MPSE; a defensora Elvira Leite, do núcleo da mulher da Defensoria Pública e a delegada Mariana Diniz, do DAG.


Foto: Raphael Faria / Dicom TJSE
​​