Com o intuito de promover ações voltadas para o bem-estar dos colaboradores, o Tribunal de Contas de Sergipe (TCE/SE), realizou um ciclo de palestras nesta terça-feira, 27. O evento, promovido pela Escola de Contas Conselheiro Jorge Amado Nascimento (Ecojan), em parceria com a Coordenadoria de Serviço Médico e Odontológico, teve como tema o "Despertar sobre a importância da saúde, dos propósitos de vida, bem-estar, longevidade e autoamor".
Professor de Direito Público que atua na Ecojan, Antônio Neto foi o responsável pela abertura do evento e ressaltou o intuito e importância da ação: “É o segundo evento que nós fazemos na Ecojan, cujo tema transversal é justamente a saúde mental. É uma diretriz muito clara no sentido de que não existe um bom corpo técnico se o ser humano não estiver integrado em si mesmo”.
Responsável pela primeira palestra, o doutor em Ciências do Desporto e Odontológico, Marcelo Resende, abordou o tema “Como envelhecer com mais saúde e qualidade de vida”, ressaltando a importância da prática de atividades físicas para minimizar as ações do envelhecimento.
"A gente sabe que o processo de envelhecimento é fisiológico, vai acontecer com todos nós. Mas a gente pode atenuar esse processo de envelhecimento, a gente pode amenizar. Eu falo das consequências do envelhecimento”, afirmou Resende.
O segundo momento foi conduzido pela especialista em Odontologia Social e Preventiva, e Saúde Pública, Sônia Maria Azevedo Prudente, que discorreu sobre a “Conexão corpo/mente/espírito – a base para um envelhecimento saudável”.
Prudente enfatizou a importância de despertar para a verdadeira essência, destacando a necessidade de reconectar-se à fonte criadora para uma vida mais consciente. “Nós enquanto seres humanos nos desvinculamos da nossa essência, a gente perdeu contato com a fonte criadora. [..] é imprescindível que o ser humano comece a acordar para a verdadeira essência dele, que é a essência de luz e de amor, e pare de viver essa vida ligada no automático”, disse.
Fotos: Igor Graccho
Texto: Luana Maria