​​​​

Tribunal de Contas e CRC debatem implantação do Siafic nos municípios sergipanos

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) recebeu nesta terça-feira, 26, representantes do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), a fim de debater a implementação do Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle (Siafic) nos municípios sergipanos. 

De acordo com o Decreto Federal nº 10.540/2020, a partir do próximo mês de janeiro todos os órgãos municipais deverão adotar o software de contabilidade. 

"Recebemos os contadores que nos solicitaram uma parceria para ajudá-los na sensibilização dos municípios sergipanos quanto ao Siafic; iremos analisar as sugestões colocadas e atendê-las na medida do possível”, destacou o diretor técnico do TCE, Joseluci Prudente.

PHOTO-2022-07-26-12-52-29.jpg
O encontro ocorreu na sala de reuniões do Tribunal, com participação de integrantes da Diretoria Técnica (Ditec) e da Diretoria de Modernização e Tecnologia (DMT), entre os quais estava o diretor Cristiano dos Santos Cruz.

Coordenadora da Comissão de Estudos da Contabilidade Aplicada ao Setor Público do CRC, Rafaela Pereira ressaltou a importância do diálogo entre as instituições. 

PHOTO-2022-07-26-12-51-35.jpg
"Sentimos que o Tribunal já está fazendo um trabalho em relação ao Siafic e posteriormente poderá haver um alerta sobre o prazo” afirmou.

Também integrante da Comissão, o servidor do TCE e ex-presidente do CRC, Vanderson Melo, observou que o grupo tem entre seus objetivos essa representação dos interesses dos profissionais contábeis junto à Corte.

PHOTO-2022-07-26-12-53-59.jpg
"Essa reunião e outras iniciativas ajudam sobremaneira na execução dos serviços contábeis e consequentemente nas ações de fiscalização do próprio TCE”, concluiu.​

Fotos: Cleverton Ribeiro
Texto: Hádam Lima

​​