​​​​

Experiência do TCE/SE é apresentada no II Encontro Estadual de Ouvidores do SUS

O Tribunal de Contas de Sergipe (TCE/SE) esteve presente na última sexta-feira, 29, no II Encontro Estadual de Ouvidores do SUS, com a participação da coordenadora da Ouvidoria do TCE/SE, Acácia Trindade, e do analista de controle externo I, Ricardo Santana, para se somar ao objetivo de conscientizar os participantes acerca da importância da Ouvidoria como uma ferramenta de desenvolvimento da gestão em cada setor da saúde.

O evento foi realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Ouvidoria Geral do SUS em Sergipe, em parceria com a Fundação Estadual de Saúde (Funesa), no auditório do SERGIPE TEC, e reuniu representantes dos 75 municípios sergipanos, do Hospital Universitário (HU), do Ministério Público do Estado (MPE), além de palestrantes de São Paulo e do Espírito Santo.
IMG_8764.JPG
A coordenadora da Ouvidoria do TCE/SE, Acácia Trindade, apresentou ao público de servidores da saúde o funcionamento do setor no Tribunal, ressaltando que a ouvidoria é a porta de entrada para qualquer cidadão e afirmando que as manifestações recebidas são a prova de que “a ouvidoria é a ligação entre os anseios do cidadão e o TCE”. E completou: “lá estamos dispostos a ouvir as demandas de todos os 461 jurisdicionados e da população em si. A maioria das manifestações recebemos on-line, mas quando a gente vê a necessidade de comparecer pessoalmente, nós chamamos o interessado para tentar resolver os problemas apontados, ou seja, nós trabalhamos como um mediador”.
IMG_8821.JPG
Complementando a participação do TCE/SE, o analista de controle externo I, Ricardo Santana, falou sobre transparência, enfatizando que um dos requisitos exigidos está na criação de ouvidorias. “É de suma importância participar de um evento como esse, sobretudo pela evolução que o trabalho do TCE tem tido com suas unidades jurisdicionadas. Um dos requisitos da nossa meta de fiscalização é a exigência de ouvidorias, então nós, enquanto órgão fiscalizador, viemos demonstrar o que o Tribunal tem feito para que essas ouvidorias de fato existam e saiam do papel, tendo um papel fundamental no diálogo entre o cidadão e as unidades jurisdicionadas”, disse ele.

O Encontro contou com a participação também do Ouvidor Geral do Estado, Elder Sandes Vieira, e do Ouvidor Geral do SUS no Estado de Sergipe, Fábio Alex Lima Dantas.
​​