​​​​

MP de Contas promove capacitação sobre Inteligência e Técnicas de Investigação

O Ministério Público de Contas de Sergipe realizou capacitação nesta segunda-feira, 25, sobre ‘Inteligência e Técnicas de Investigação para o MPC’ voltada aos servidores do MPC/SE e representantes da Diretoria de Modernização e Tecnologia. Na oportunidade, a analista de controle externo II, Luênia Prata, apresentou conteúdo adquirido durante o programa de capacitação para os membros do Conselho Nacional de Procuradores Gerais de Contas, ocorrido de 10 a 13 de setembro, em Brasília.

O procurador geral do MPC/SE, João Augusto Bandeira de Mello, realizou a abertura da capacitação destacando a importância de aperfeiçoar as técnicas de inteligência trazendo o que foi visto no treinamento em Brasília, que também contou com a participação do procurador Luis Alberto Meneses. “Atendendo uma demanda dos servidores do MPC, Luênia veio repassar esse conhecimento e abrir novos horizontes de atuação, para que o Ministério Público possa formar temáticas e utilizar no sistema do TCE, aproveitando o que já existe aqui”, disse Bandeira de Mello.
IMG_7773.JPG
Com o objetivo de criar um centro de inteligência em todos os Ministérios Públicos de Contas, o programa de capacitação abordou os sistemas e manuais de inteligência do exército, da Rede-Lab do Ministério da Justiça, do COAF, da CGU, do Ministério Público Militar e do MPC de Minas Gerais. Foram repassados e destacados os principais pontos de cada um, a exemplo da análise de riscos, dos princípios e características dos produtos da inteligência e as possíveis ameaças externas, como corrupção, crime organizado e violência social.
IMG_7828.JPG
“Eu trouxe um resumo das técnicas abordadas durante o programa de capacitação e que agregam a tecnologia, tendo acesso à sistemática de outros órgãos para otimizar as atividades, utilizando o banco de dados que o Tribunal de Contas já dispõe. O objetivo é que cada MPC comece a se estruturar para ter uma central de inteligência”, ressaltou Luênia Prata.

Também participaram da capacitação o procurador do MPC/SE Eduardo Rollemberg Côrtes e o diretor de Modernização e Tecnologia do TCE/SE, Edson Brasil.

​​