Exposições e Pocket Show marcaram a Sexta Cultural do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) realizada nesta sexta-feira, 9, no Hall de entrada do órgão.
Uma das atrações do evento, a exposição da ceramista e artista plástica Karine Varjão, abordou as raízes que florescem em arte por meio das esculturas em cerâmica.

"Eu descobri a argila como processo de cura, eu sou dentista e tive que me afastar do meu trabalho por conta da fibromialgia e a arte me trouxe de volta. A argila que eu uso é o carrapicho, uma matéria prima orgânica, vinda de São Francisco; todas as peças têm essa característica nordestina, de orgulho sergipano mesmo. [...] Eu fiquei muito orgulhosa de estar aqui, porque nós estamos representando a arte e sendo uma data comemorativa também coincidindo com este dia das mães, então remonta essa coisa de ser mãe, de ser artista, de ter outra profissão e cuidar da nossa arte”, destaca Karine Varjão.
A artista plástica Márcia Guimarães apresentou suas telas que representam a fé e a liberdade.
"Nessa exposição eu fiz um apanhado, não é uma exposição individual. São cinco trabalhos sobre fé e liberdade. O que eu estou trazendo, é o que hoje em dia é um momento de muita escuridão e a liberdade tensionada, presa, e onde a gente procura? Na fé. É uma fé que faz a gente ir para a luz”, afirma a artista.

As artistas também celebraram a oportunidade e destacaram a visibilidade de poder expor sua arte na Corte de Contas.
Para a presidente do TCE, conselheira Susana Azevedo, a Sexta Cultural segue como um espaço para prestigiar e enaltecer o poder das artistas sergipanas.
"A Sexta Cultural permite a projeção e a preservação das diversas manifestações culturais e artísticas de Sergipe. Promovê-la aqui no TCE é uma forma de valorizar ainda mais os nossos artistas. Hoje, foi um dia de projetar as nossas artistas plásticas e reconhecer o papel fundamental da mulher em nossa sociedade”, afirma Susana Azevedo.

Também durante a manhã, a cantora Maruska conduziu o show “Em nomes delas”.
A Sexta Cultural do TCE é um projeto desenvolvido para ressaltar a importância da cultura sergipana e dá destaque às demonstrações artísticas dos profissionais da arte do estado.
Fotos: Marcelle Cristinne
Texto: Luana Maria