O Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) celebrou nesta quarta-feira, 25, um acordo de cooperação com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Senac. A parceria viabilizará a instalação do Restaurante Escola do Senac na Corte de Contas.
O acordo foi assinado pela presidente do TCE, Susana Azevedo, e pelo presidente do sistema Fecomércio/Sesc/Senac em Sergipe, José Marcos de Andrade. A iniciativa possibilitará ao TCE a utilização dos serviços e da oferta de cursos de formação inicial e continuada disponibilizados pelo órgão de aprendizagem, como afirma a presidente do TCE:
“O restaurante vai proporcionar um trabalho social muito grande, porque nós vamos ter aqui os estudantes aprendendo, para que futuramente eles possam, com o curso, ter um caminho a seguir no mercado de trabalho. Então, com certeza, a parceria com o Senac é uma parceria vitoriosa para o Tribunal de Contas. Nós nos sentimos muito gratos por isso, porque teremos um restaurante à altura dos nossos servidores do Tribunal de Contas de Estado Sergipe”, disse.
Marcos Andrade ressaltou a importância de aproximar a entidade do TCE: “Nós queremos mostrar o que prestamos de serviço e a excelência com que prestamos. [...] Então, o Tribunal de Contas, é importante que todos os seus conselheiros, todos os seus funcionários, todos os seus técnicos conheçam o sistema para compreender e saber a excelência. E ressaltando, nós somos uma entidade privada, mantida pelos empresários em favor dos seus empregados, então não temos recursos públicos, mas queremos, repito, chegar aonde o poder está, para prestar o serviço e mostrar a excelência com que fazemos”.
O diretor regional do Senac, Nilson Lima, esclarece como consiste a oferta dos serviços: “O restaurante-escola na verdade é uma oportunidade para que nós ofereçamos aos nossos aprendizes expertise práticas das suas respectivas atividades. Nós temos profissionais como garçons, cozinheiros e técnicos em gastronomia. Ou seja, diversas modalidades de ensino que são ofertadas pelo Senac. Neste momento nós fizemos a parceria para que possamos aqui aplicar todos esses conhecimentos e apresentar um atendimento diferenciado, pratos que reflitam a culinária sergipana e nordestina com o padrão de qualidade já reconhecido pelo Senac.
Shara Lessa, presidente da Associação dos Auditores de Controle Externo do TCE, explica como a iniciativa irá contribuir para os servidores da Corte.
“Esse acordo de cooperação entre o Tribunal de Contas e o Senac vai ser muito importante para todos os servidores do Tribunal de Contas, em especial para os auditores de controle externo, os quais eu represento. [...] Como nós fazemos trabalhos externos e internos, além da análise processual, muitas das vezes nós estamos fazendo auditoria em outros municípios. [...] Então é sempre bom a gente saber que a gente vai ter o restaurante, o restaurante vai estar em pleno funcionamento, com uma comida de qualidade e com um preço justo”, disse.
O restaurante contará com um ambiente moderno e tecnológico, seguindo as diretrizes previstas no Plano de Trabalho a ser anexado no acordo. A obra de adequação do espaço será realizada pelas partes em conjunto. A inauguração deve ocorrer até o final do ano.
Também participaram da reunião os conselheiros do Senac Renato Alves, Pedro Amarante, Luiz Mariani, Eraldo Santos; o diretor de educação profissional, Adalberto Souto; o diretor administrativo e financeiro, Manuel Leal e a assessora jurídica, Ana Kathellen. A equipe do TCE também esteve presente: o diretor Administrativo e Financeiro, Augusto Fábio; a diretora geral do TCE, Ana Roberta Roberti; o diretor de Comunicação e Mídia, Hadam Lima e a assessora jurídica, Priscila Leó.
Texto: Luana Maria
Fotos: Marcelle Cristine