​​​​

Educontas: Coordenadora da Ecojan profere palestra sobre panorama das Escolas de Contas

A servidora do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) e coordenadora da Escola de Contas (Ecojan), Patrícia Verônica Nunes Sobral de Souza, proferiu palestra na última quinta-feira, 29, no VIII Encontro Técnico de Educação Profissional dos Tribunais de Contas (Educontas), ocorrido no plenário do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM/BA).

Com o tema "O panorama das Escolas de Contas no Brasil", ela destacou as características das Escolas de Contas, desde os projetos 22192952_1553275084734804_1033625424_n.jpgpolíticos e pedagógicos implantados, até a estrutura física de cada uma das unidades. Em relação ao controle Social, Verônica enfatizou que as práticas para este fortalecimento ocorrem, mas é possível melhorar ainda mais.

“Em relação às questões sociais, o estudo constata que foi realizado um trabalho significativo. Os cursos oferecidos para o corpo técnico visam fortalecer a cidadania, transformando o servidor, efetivamente, em fiscal da coisa pública. A sociedade deve ser alertada a todo momento, tornando-se assim, cidadãos mais conscientes e lúcidos. Nós somos formadores de opinião e precisamos cada vez mais intensificar isso através de práticas que se voltam para o controle social”.​

O evento teve o objetivo de propor um intercâmbio de ideias e conhecimentos, além de ser um fórum para que os servidores dos TCs mostrassem as suas experiências exitosas em suas Escolas de Contas. 

Aberto oficialmente pelo conselheiro-presidente do TCM/BA, Francisco de Andrade Netto, e pelo conselheiro e atual diretor-geral da Escola de Contas do TCM, José Alfredo Rocha, o evento contou ainda com a participação do conselheiro Carlos Alberto Sobral.
​​