​​​​

TCE firma termo que objetiva melhorar saúde pública em Brejo Grande

O Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) firmou Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) com a Prefeitura de Brejo Grande na manhã desta terça-feira, 18. O acordo teve o objetivo de resolver inconformidades no Programa de Atenção Básica em Saúde.
IMG_5558.JPG
Assinado pelo conselheiro Carlos Alberto Sobral de Souza e pelo prefeito de Brejo Grande, Clysmer Ferreira Bastos, o documento apresentou cláusulas com mudanças e prazos para melhorias de problemas identificados por auditoria operacional do TCE na área. 

De acordo com o prefeito, o TCE está permitindo corrigir inconformidades sob a orientação do próprio Tribunal. “Esta iniciativa do Tribunal é boa para o município porque poderemos trabalhar com mais transparência. Estamos abraçando a causa junto com a secretária de Saúde e estamos à disposição para demonstrarmos o que fazemos para o desenvolvimento do município e deixando tudo bem claro para o Tribunal de Contas”, afirmou o prefeito. 

IMG_5563.JPG 
O conselheiro Carlos Alberto Sobral ficou satisfeito com a disposição do prefeito em assinar o TAG. “O Termo de Ajustamento de Gestão nada mais é do que aperfeiçoar um pequeno erro ou equívoco e que poderá evitar um processo desnecessário”, explicou o conselheiro. 

Pelo lado do Ministério Público de Contas, o procurador Eduardo Côrtes, auxiliou tanto o TCE como o gestor municipal na construção das cláusulas que objetivam o saneamento de algumas inconformidades no funcionamento da assistência básica da Saúde do município. 

“Conseguimos chegar a bom termo. Alguns prazos que estavam inicialmente previstos foram redimensionados e acredito que se chegará a um bom resultado com a regularização e bom funcionamento da saúde em Brejo Grande”, afirmou Eduardo Côrtes.

TAG
IMG_5608.JPG 
Na reunião, foi determinado prazo de 30 dias corridos para apresentação de um plano de ações para cumprimento dos itens do TAG e para elaborar os protocolos assistenciais (Fluxos de Atendimento) para os agravos prioritários: tuberculose, HIV, sífilis, câncer de colo de útero, câncer de mama e câncer de próstata.

Para a execução de quatro pontos do plano, a prefeitura terá o prazo de mais 45 dias, como de adequar o funcionamento das Unidades Básicas de Saúde no que tange à presença dos profissionais de saúde e ao controle de frequência eficiente dos servidores da saúde. Ainda neste prazo, está a elaboração do Plano Plurianual de Saúde 2018-2021. 

Nos demais 14 itens, o prazo é de 60 dias. Destaques para algumas cláusulas como de disponibilizar equipamentos básicos, conforme checklist do Ministério da Saúde, a fim de permitir o atendimento regular nas Unidades Básicas; regular o armazenamento, controle e dispensação de medicamentos; e demonstrar que tomou as providências legais necessárias para a realização de concurso público para profissionais de saúde.

Estiveram presentes na reunião a diretora de Controle Externo de Obras e Serviços do TCE, Ana Stella Barreto Rollemberg; o coordenador de Auditoria Operacional, Fernando Marcelino, e outros técnicos do Tribunal de Contas. Pela prefeitura, estiveram na reunião o procurador jurídico, Danillo Vanutti;  Soares Batista; a secretária Municipal de Saúde, Risolene Soares; e a secretária Municipal de Controle Interno, Roberta Cristhiane. 
​​