​​​​

Corpo técnico do TCE participa de treinamento sobre responsabilização de agentes públicos e privados

A Escola de Contas Conselheiro José Amado Nascimento (Ecojan) promoveu nestas segunda, 10, e terça-feira, 11, o curso “Responsabilização de agentes públicos e privados perante os Tribunais de Contas”. A qualificação é destinada a servidores que atuam nas fases processuais e foi ministrada por Odilon Carvallari de Oliveira, auditor de controle externo do Tribunal de Contas da União (TCU).

1112-ecojan (3).jpgDurante os dois dias dedicados ao curso, servidores que atuam com as fases que vão da apuração ao julgamento dos processos foram instruídos a respeito de regras e princípios jurídicos que alicerçam a responsabilização de gestores. A ideia do curso foi impulsionada, em especial, por modificações ocorridas em abril deste ano na Lei federal nº 13.655, que introduziram disposições sobre segurança jurídica e eficiência na criação e na aplicação do direito público.

Para Cavallari, o curso acrescenta conhecimento aos servidores, evitando problemas que possam surgir nos processos. “Os Tribunais de Contas têm, entre suas competências, a de imputar responsabilidades a agentes públicos e privados, seja condenando a pagar um dano, impondo aplicação de uma sanção, como uma multa. É preciso observar regras e princípios jurídicos para que a decisão tenha validade e não tenha sua desconstituição junto ao Poder Judiciário. A participação dos servidores é importante, pois compete a eles zelar para que o processo seja válido e eficaz”.

1112-ecojan (1).jpgO coordenador da Ecojan, Ismar Viana, reafirmou a importância da qualificação e colocou que o curso tem o obje​tivo de “contribuir, sobretudo, com a performance funcional dos agentes públicos que atuam nas fiscalizações e instruções processuais”. Para o coordenador, “a responsabilização de agentes públicos e privados perante os Tribunais de Contas deve ser alicerçada no respeito às normas e garantias processuais dos agentes que prestam contas ao Tribunal, tudo com vistas a evitar a controlabilidade judicial das decisões controladoras”.

Dentre os servidores presentes, estava Shara Lessa, que é analista de controle externo II. Shara elegeu como pontos de destaque os casos reais apresentados por Cavallari. “Acredito que o curso foi de extrema importância para o nosso aprendizado, sobretudo, no que diz respeito ao papel do auditor na responsabilização dos gestores, os limites, os cuidados com a responsabilização desses gestores. Foi um curso claro e simples, com farta jurisprudência que vai engrandecer ainda mais o nosso trabalho”.

1112-ecojan4.jpg
​​