​​​​

Integrantes do TCE/SE participam de treinamento promovido pela Atricon

​O Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) teve participação no treinamento das comissões de Avaliação e de Controle de Qualidade do Marco de Medição de Desempenho (MMD-TC), realizado desde a última quarta, 25, até esta sexta-feira, 27, no Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM-SP).

Os integrantes da Corte sergipana presentes foram o conselheiro substituto Rafael Fonsêca, membro da Coordenação Geral da ação; a assessora de Planejamento, Carina Farias Lemos, coordenadora da comissão de avaliação em Sergipe; e a analista de controle externo I, Erika Fontes de Almeida, que coordena a comissão de controle de qualidade local.

PHOTO-2022-05-27-17-08-44.jpg
Conselheiro substituto Rafael Fonsêca em reunião da Coordenação Geral 

"Foi um encontro muito produtivo, no qual pudemos nos inteirar melhor sobre este importante mecanismo de avaliação do controle externo, que incorpora diretrizes não só da Atricon, como também de organismos internacionais”, comentou Rafael Fonsêca, acrescentando que, em cada Tribunal, serão avaliados 402 critérios de diferentes áreas.

Em meio ao treinamento foi abordada a metodologia que será aplicada, bem como itens específicos avaliados pelo projeto, como a composição e organização dos órgãos de controle externo, a governança interna e a fiscalização e auditoria. 

A expectativa é que os Tribunais logo passem a trabalhar na divulgação internamente. “A partir da próxima semana os trabalhos começarão a ser desenvolvidos dentro de cada Tribunal de Contas”, afirma Carina Lemos.​

Texto: Hádam Lima

​​