​​​​

Concurso de roteiros do Tribunal de Contas tem 17 inscritos

​São 17 os projetos inscritos no concurso “1 minuto cidadão” para seleção de roteiros cinematográficos inéditos de curta metragem, gênero ficção, em três temas: Corrupção, Transparência e Cidadania. A iniciativa é do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe e tem a parceria da Secretaria de Estado da Cultura e da Fundação Aperipê, que produzirá e editará os três filmes vencedores. As inscrições encerraram-se na segunda-feira, dia 31.

Além do valor monetário de R$ 5 mil e exibição nas televisões públicas TV Aperipê, TV Alese e TV Câmara, os diretores dos filmes vencedores dos três temas propostos receberão o “Prêmio Waldemar Lima”, uma referência ao fotógrafo cinematográfico sergipano que ficou famoso pela fotografia do filme “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, de Glauber Rocha.

Nesta quarta-feira, às 8h30, a comissão organizadora do concurso se reunirá na Secretaria da Cultura para eleger os membros do Comitê Técnico que julgará os projetos de roteiros inscritos, considerando os seguintes critérios, segundo consta no Edital do concurso: Abordagem do tema, criatividade e originalidade; Adequação ao público alvo e potencial de interesse; Planejamento e viabilidade de realização; Histórico de projetos do proponente e equipe.

Os projetos serão avaliados e classificados até o dia 15 deste mês. No dia 31 de agosto será homologado o resultado. A premiação e provável exibição dos filmes resultantes dos roteiros vencedores acontecerão no dia 29 de setembro, quando o Tribunal de Contas promoverá a Sexta Cultural em homenagem a Waldemar Lima.

Atividades culturais
“Com esse concurso, iniciamos uma série de homenagens a Waldemar Lima, que prosseguirá em setembro com o lançamento de um livro que estamos editando sobre ele, incluindo um roteiro inédito de sua autoria, além de um documentário sobre sua vida e obra, uma exposição com fotografias produzidas por ele, debates e exibições de filmes”, informou o presidente Clóvis Barbosa.

O livro contará com uma pequena biografia, entrevista, fotografias e um texto de autoria de Waldemar Lima sobre a fotografia de “Deus e o Diabo” e sua influência no Cinema Novo. O documentário contará com detalhes de sua cinebiografia e depoimentos sobre o sergipano.

O Tribunal de Contas tem mantido uma atividade intensa na área cultural. No ano passado, dentre outras, realizou as exposições: “Déda presente”, sobre a vida e obra fotográfica do ex-governador; e “Um sergipano na Belle Époque”, sobre Cândido Aragonez de Farias, o ilustrador que fez sucesso com cartazes de cinema em Paris no início do século 20. O TCE também lançou os livros “Brava Gente Sergipana e Outros Bravos”, de Manoel Cabral Machado, e “Obras Reunidas”, de José Amado Nascimento, ambos ex-conselheiros cujos centenários de nascimento foram comemorados no ano passado com apresentação de documentários e grande festa.
​​