Estudantes de Direito acompanham sessão e assistem a palestras no TCE

A Escola de Contas Conselheiro José Amado Nascimento (Ecojan) promoveu, nesta quinta-feira, 19, uma nova edição do “TCE Cidadão”. O Tribunal de Contas recebe estudantes para se aprofundarem na prática do trabalho executado pelo órgão e, nesta oportunidade, alunos da Universidade Tiradentes (Unit) puderam participar do projeto.

Na programação é sempre prevista a participação dos estudantes _MG_9814.JPGnas sessões plenárias, desse modo, podem acompanhar de perto o trabalho dos conselheiros da Corte de Contas. Para Jéssica Macedo, aluna do 6º período de Direito, a experiência foi significativa para o aprendizado da disciplina de Direito Administrativo.

“É uma oportunidade excelente de conhecermos o funcionamento do Tribunal de Contas; serve para estabelecer uma maior conexão com a prática do trabalho executado pelos conselheiros, que temos uma ideia apenas na teoria das salas de aula. Pude confirmar minhas impressões iniciais sobre como se dão os julgamentos das contas públicas”, contou.

O professor Rafael Soares de Cerqueira, de Direito Administrativo I, _MG_9977.JPGlevou pela segunda vez seus alunos ao Tribunal e afirmou que, no próximo semestre, tem interesse em uma nova oportunidade dentro do projeto. “Defino esse evento como uma experiência fundamental de aproximação do TCE com os futuros operadores do Direito. Aqui eles aprenderam sobre o funcionamento do órgão, a prática das sessões e receberam contribuições valiosas de profissionais da área”.

Após o Pleno, os alunos presentes assistiram às palestras “Relativização constitucional do direito à estabilidade no serviço público”, ministrada por Fábio José, Coordenador de Controle Interno, e “Agentes Públicos à luz do ordenamento jurídico”, por Marcos Torres de Brito, assessor do conselheiro Carlos Alberto Sobral de Souza.

De acordo com Fábio, o assunto tratado é um aprofundamento_MG_9961.JPG do que é visto nas salas de aula, já que a organização do projeto determina a necessidade de aproximar o tema das palestras com a vivência do aluno, para que nenhum conteúdo seja perdido.

“A princípio, a disciplina de Direito Administrativo I contempla a temática sobre serviços e servidores públicos, então, buscamos aqui trazer um tema atual, que desperte interesse e que seja agregador ao conhecimento dos estudantes”, explicou.