Reunião no TCE debate a segurança na rede de ensino em Estância

Os agentes públicos responsáveis pela segurança no município de Estância, sobretudo no âmbito educacional, estiveram reunidos no Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) na manhã desta segunda-feira, 31, a convite da conselheira Susana Azevedo, vice-presidente do órgão.

O encontro consistiu numa nova ação decorrente do projeto de melhoria na educação básica no município de Estância, sendo a segurança o primeiro aspecto debatido em decorrência do incidente ocorrido no último dia 24, quando um estudante foi atingido de raspão na cabeça por um tiro de revólver na Escola Municipal Gabriel Jasmin.

"O que queremos é buscar a eficiência na gestão educacional, a começar pelo município de Estância e mais adiante para todos os demais; na reunião de hoje debatemos formas de darmos mais segurança às crianças e aos funcionários que trabalham na educação municipal", comentou a conselheira Susana Azevedo.

Alguns dos aspectos analisados foram a possibilidade de utilização de uma rede de monitoramento por câmeras, bem como a melhor forma de distribuição do efetivo Guarda Municipal pelas unidades de ensino.

Para o procurador-geral do Ministério Público de Contas, João Augusto Bandeira de Mello, uma educação de qualidade passa também pela sensação de segurança nas escolas. "A partir dos eventos vemos que deve existir um cuidado, uma política de segurança pública, de prevenção para que não se repita", comentou.

Já o prefeito Gilson Andrade agradeceu ao Tribunal pela escolha de Estância como o município cuja experiência servirá de parâmetro para os demais. "Fomos convidados para fazermos parte desse projeto e infelizmente coincidiu que houve esse ocorrido, então estamos fazendo também uma discussão sobre a segurança nas escolas", colocou.

A promotora de Justiça da Comarca de Estância, Maria Helena Sanches, disse que eventos como o recém ocorrido na Escola Gabriel Jasmin mostram a fragilidade da escola pública. "Educação é fundamental e temos que exigir uma educação de qualidade, reforçando também a segurança na escola para garantir uma educação melhor e isso vai refletir na sociedade em geral", comentou.

Ainda entre os presentes estavam o defensor público Rodrigo Cavalcante; o major Anselmo Pereira, do Comando da Polícia Militar do Município de Estância; o major Jairo Cruz, do Corpo de Bombeiros; a secretária municipal de Educação, Hélia Santana; a secretária de Defesa Social , Georlize Teles; o vereador Dionísio Almeida; a delegada Viviane Jardim; o procurador-geral do Município, Genilson Andrade.