Buscando fortalecer suas ações de incentivo à sustentabilidade, o Ministério Público de Contas (MPC) aderiu ao Movimento Nacional ODS – Sergipe, assumindo compromissos com a incorporação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na sua prática institucional.
A adesão foi formalizada na manhã desta terça-feira, 26, em reunião que contou com a presença do secretário-executivo da Comissão Nacional para os ODS (CNODS), Lavito Bacarissa, e foi oficializada com a assinatura do Termo de Compromisso pelo procurador-geral do MPC, Eduardo Côrtes.
Com a iniciativa, o MPC reforça seu papel de disseminador das boas práticas sustentáveis, alinhadas à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Para o procurador-geral, trata-se de um passo importante para ampliar a atuação conjunta com outros órgãos e instituições:
“Já há alguns anos estamos incorporando a defesa da sustentabilidade e das pautas relacionadas à Agenda 2030 — é o compromisso nacional do Ministério Público de Contas. E, a partir de hoje, estamos nos inserindo nesse movimento, articulando-nos com demais atores, tanto governamentais quanto da sociedade civil, para ajudar na divulgação e na promoção dessa agenda. Isso dialoga diretamente com o planejamento estratégico do Ministério Público de Contas e com projetos que temos realizado em parceria com o Ministério Público Estadual nos municípios.”
O secretário-executivo da CNODS, Lavito Bacarissa, destacou a importância da união de esforços para que os ODS sejam alcançados até 2030 e ressaltou o ingresso do MPC nessa jornada:
“Hoje é um dia muito importante! Como eu tenho dito, essa agenda não tem um protagonismo individual: precisamos somar forças, tanto do Estado e de suas diferentes dimensões quanto de todos os segmentos da sociedade civil. Caso contrário, não conseguiremos avançar e fracassaremos todos juntos. Nesse sentido, é muito importante o MPC estar conosco, porque o órgão tem capilaridade, tem contato direto com os municípios. Os gestores e gestoras municipais, neste momento, são extremamente importantes para a agenda, pois serão eles que a levarão até o último mandato completo, até a sua conclusão. Por isso, precisam estar sensibilizados em relação a ela.”
A reunião também contou com a participação da coordenadora-geral do Movimento Nacional ODS Sergipe, Sandra Sena, e de representantes da Comissão de Sustentabilidade do TCE.