Projeto TCE Cidadão recebe 70 estudantes de Direito

O Tribunal de Contas do Estado (TCE), através da Escola de Contas (Ecojan), promoveu nesta quinta-feira, 23, mais uma edição do Projeto TCE Cidadão. Por meio da ação, cerca de 70 estudantes da disciplina Direito Tributário e Direito Administrativo da Faculdade Facar, assistiram à sessão plenária, além de uma palestra do procurador geral do Ministério Público de Contas, João Augusto Bandeira de Mello.

Os participantes são alunos do conselheiro substituto do TCE, Rafael Fonsêca. "É importante esse convívio dos alunos com o órgão de controle ainda enquanto estão na graduação; é uma oportunidade que pode, inclusive, despertar interesse por pesquisas e trabalhos acadêmicos que venham a servir para o aprimoramento do trabalho desenvolvido pelos Tribunais", destacou.
IMG_2858.JPG
Com o tema ‘O Controle da Administração Pública e a Sustentabilidade do Projeto Constitucional, Bandeira de Mello falou sobre as ferramentas de controle, destacando o porquê de realizar o controle da administração pública e como garantir o interesse público nesta missão.
IMG_2836.JPG
Além disso, o procurador geral explanou para os alunos acerca da constitucionalização do Direito, sobre os órgãos de controle - interno e externo-, e propôs uma reflexão a respeito do que deve ser feito juridicamente e o que a Constituição Federal pede quanto à efetividade desse controle da atividade pública. Ao finalizar, falando sobre a Sustentabilidade do Projeto Constitucional, no presente e no futuro, ele abordou a dificuldade do ser humano em lidar com o futuro.
IMG_3057.JPG
A aluna Beatriz Nunes Bonfim, do 7º período, esteve no TCE pela primeira vez e disse ter gostado da experiência. “Na faculdade nós vemos mais a teoria e aqui vimos tudo na prática. Tudo isso é conhecimento e quanto mais adquirimos conhecimento mais abriremos as portas para o futuro”, comentou a acadêmica. Seu colega Jaime Santos, também do 7º período, aproveitou para elogiar a iniciativa: “Essa interação é muito importante para nós alunos, independente da área do Direito. Para mim, foi um espetáculo, muito importante e uma palestra muito interessante”.