Na manhã desta quarta-feira, 20, a conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), Susana Azevedo, liderou encontro que teve como finalidade a busca por melhorias nas politicas publicas destinadas às pessoas com deficiência. Dentre diversos relatos, a reunião teve uma atenção especial ao atendimento e serviços oferecidos pelo Centro Especializado em Reabilitação José Leonel Ferreira Aquino (CER IV), que realiza diagnóstico e avaliação, orientação e estimulação precoce, reabilitação/habilitação funcional das pessoas com deficiência para sua autonomia e independência.
Após uma solicitação do presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Altas Habilidades em Sergipe de Sergipe, Antônio Luiz dos Santos, a conselheira identificou a necessidade de promover a reunião entre a gestão pública e representantes de entidades como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae – Aracaju); Federação das Apaes de Sergipe; Fundação Pestanozzi; Associação dos Deficientes Visuais de Sergipe (ADEVISE); Associação Sergipana dos Cidadãos com Síndrome de Down (CIDOWN); Associação dos Deficientes Motores (ADM); Comissão da Pessoa com Deficiência; Instituição Educacional em Aracaju (IPAESE); Coletivo de Autistas de Sergipe; Grupo TEA Mãe Sergipe, e de outras associações.

A primeira-dama e Secretária de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seasc), Érica Mitidieri; o Secretário de Estado da Saúde, Walter Pinheiro; a Secretária de Saúde do município de Aracaju, Waneska Barboza; a coordenadora do CER IV, Daiana Oliveira; e o vereador de Aracaju, Ricardo Marques representaram as instituições públicas na reunião.
“O nosso papel é trabalhar na indução de boas práticas na gestão pública, os direitos constitucionais de todos os cidadãos sergipanos devem ser assegurados. Reunimos diversas associações, como o Conser, e o poder público a fim de identificarmos problemas no atendimento e acolhimento das pessoas com deficiência. Ficamos muito felizes com a realização do encontro e iremos acompanhar o desenvolvimento dos atendimentos e serviços oferecidos no CER IV ”, disse a conselheira.

A secretária de Estado da Assistência Social e Cidadania, Érica Mitidieri, avaliou positivamente a iniciativa da Corte de Contas em oportunizar a reunião. “Primeiro parabenizar a conselheira Susana e agradecer a todos que trouxeram seus relatos para esta manhã. A inclusão é um compromisso meu e de todos que fazem parte da atual gestão estadual. Saio daqui com muitas anotações, ideias e certa de que precisamos ampliar e tornar o CER IV uma referência no atendimento de pessoas com deficiência”, concluiu.
Secretário de Estado da Saúde, o médico Walter Pinheiro enfatizou a importância da manhã: “Estivemos aqui para ouvir os usuários e suas preocupações. O CER IV possui uma demanda crescente e o Governo do Estado tem essa preocupação em garantir o acesso e um compromisso com a inclusão. Foi uma grande oportunidade de diagnóstico de problemas que resultará em um plano mais sensível e otimizado nos serviços CER IV”.
O presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Altas Habilidades em Sergipe de Sergipe, Antônio Luiz dos Santos, destacou algumas demandas durante o encontro.

"O nosso desejo é que a população dos 75 municípios seja atendida de maneira eficaz pelo CER IV. Atualmente o Centro atende apenas 36 municípios. Recorremos à conselheira Susana, que prontamente nos atendeu e se engajou na realização desta reunião. É fundamental que o Governo Estado ouça essas múltiplas dificuldades dos usuários do CER IV e ofereça um serviço eficiente”, explanou Antônio Luiz.
Abrigando profissionais especializados em cuidados em saúde para habilitação/reabilitação física, intelectual e TEA, auditiva e visual, o CER IV foi inaugurado em 2021 pelo Governo do Estado de Sergipe, e desenvolve ações de promoção à saúde, de prevenção dos agravos e de identificação precoce de deficiências em todas as fases da vida.
Fotos: Cleverton Ribeiro
Texto: Diego Smith