​​​​

Bandeira de Mello é empossado na presidência da Ampcon

O procurador-geral do Ministério Público de Contas de Sergipe (MPC/SE), João Augusto Bandeira de Mello, foi empossado no cargo de presidente da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (Ampcon), para o biênio 2023/2024, durante solenidade realizada no auditório do Anexo III do Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília (DF). O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), conselheiro Flávio Conceição de Oliveira Neto, prestigiou a posse, que também foi acompanhada por outros membros da Corte de Contas, amigos e familiares do procurador-geral.

4101fadb-dfc8-4286-b8d9-9a13c5a4b537.jpg
A posse também foi prestigiada pelo ministro do TCU, Antônio Anastasia; pelo presidente da ATRICON (Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil), Cezar Miola; pelo conselheiro do TCE/SE Luis Alberto Meneses; o conselheiro substituto Rafael Sousa Fonsêca; o Procurador do MP de Contas, Eduardo Côrtes; além de outros servidores da Corte sergipana. Como também os deputados federais Thiago de Joaldo (PP/SE), Celso Sabino (União/PA) e Lucas Ramos (PSB/PE). O secretário Especial de Governo, Cristiano Barreto, representou o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri.
PHOTO-2023-03-15-21-30-36 2.jpg

Em seu discurso, Bandeira de Mello agradeceu ao TCU pelo acolhimento e atenção com a AMPCON pela receptividade para a realização do evento e enalteceu uma vertente do que é “democracia”. “Falo de uma democracia que se vive e constrói, que acolhe e harmoniza, que se torna aumentativa de si mesma, superlativa! Democracia que chega na transformação que beneficiará outro, a quem podemos chamar de cidadão, contribuinte e eleitor. E não tenham dúvidas que este ideal de democracia será buscado por todos, inclusive pela AMPCON”.

PHOTO-2023-03-16-08-50-03.jpg
Mais adiante, Bandeira de Mello enfatizou que a AMPCON acredita e respeita a liberdade e às competências das instituições dizendo que “controlar é conseguir consenso nas diversas visões de interesses públicos de controladores e controlados. Vamos buscar sempre este alinhamento em prol dos interesses públicos. Como também com a cooperação dos conselhos de classes. Acreditamos na aspiração coletiva de reproduzir em realidade as promessas constitucionais da Carta de 1988. Nós, Controladores de Contas, estamos prontos para sermos um elo desta corrente”.

PHOTO-2023-03-15-21-30-37.jpg
Por sua vez, o presidente Flávio Conceição enfatizou que a ascensão de Bandeira de Mello à AMPCON representa uma conquista não apenas para o MP de Contas, mas também para o Tribunal de Contas de Sergipe. “Todos que fazemos o TCE/SE e o MPC/SE nós sentimos contemplados e representados pelo procurador-geral João Augusto Bandeira de Mello, pelo compromisso público, pelo entusiasmo em suas atribuições. O controle das contas públicas está cada vez melhor representado com a sua representatividade”. ​

Fotos: Cleverton Ribeiro
Texto: Habacuque Villacorte

​​