​​​​

TCE inicia estudos para automatizar fiscalização de portais da transparência

O desenvolvimento de uma ferramenta tecnológica capaz de analisar os portais da transparência dos órgãos públicos sergipanos de forma automática e contínua foi tema de reunião entre integrantes do corpo técnico do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), nesta terça-feira, 29. 

A ideia partiu da Diretoria de Controle Externo de Obras e Serviços (Dceos), que procurou a Diretoria de Modernização e Tecnologia (DMT) com o intuito de debater sua viabilidade. 
PHOTO-2022-11-29-12-20-00.jpg

"A fiscalização dos portais da transparência tem sido feita manualmente há alguns anos; caso esse ‘robô’ seja disponibilizado, ganharemos muito em agilidade nos procedimentos, além da possibilidade de fazermos várias rodadas no mesmo ano”, comentou a diretora da Dceos, Ana Stella Barreto Rollemberg Porto. 

O encontro marcou o início dos trabalhos que culminarão na elaboração do novo software. 

"É apenas o começo, mas já temos o exemplo de uma ferramenta similar no TCE da Paraíba, onde as fiscalizações são feitas dessa forma”, destacou o diretor da DMT, Cristiano dos Santos Cruz. 
PHOTO-2022-11-29-12-19-59.jpg
Segundo ele, o “robô” irá buscar nos portais toda informação cuja disponibilização é obrigatória, a exemplo da receita e despesa do órgão, seus gastos com pessoal, entre outras. “Os portais receberão uma pontuação automática e essa informação completa será encaminhada ao nosso corpo técnico”, explicou​. ​​​

Fotos: Cleverton Ribeiro
Texto: Hádam Lima

​​