Nesta terça-feira, dia 9, o Ministério Público de Contas do Estado de Sergipe (MPC-SE) empossou o novo subprocurador, Thiago Menezes Santana, em solenidade realizada no plenário do Tribunal de Contas do Estado (TCE-SE). O ato reforça o fortalecimento institucional do órgão e marca a recomposição de seu quadro funcional, essencial para o aprimoramento das atividades de fiscalização e defesa do interesse público.
Durante a cerimônia, o procurador-geral do Ministério Público de Contas, Eduardo Côrtes, destacou a importância da chegada do novo membro ao órgão. “É um momento muito feliz, porque o Dr. Thiago Menezes foi aprovado em um concurso público muito difícil e vai reforçar os quadros do Ministério Público de Contas, ajudar na nossa produção de pareceres e atuações em favor da sociedade sergipana, melhorando ainda mais o serviço que o Tribunal de Contas presta ao Estado de Sergipe”, afirmou.
O procurador João Augusto Bandeira de Mello, que discursou durante a solenidade, ressaltou, em mensagem simbólica e poética, a importância da sensibilidade, do compromisso e da unidade institucional. Ele destacou que é preciso atenção às sutilezas do cotidiano da administração pública: “Precisamos ver estas entrelinhas. Pedindo vênia a Cartola, precisamos ouvir as rosas. Necessitamos reparar nestes fatos e, mais do que isso, necessitamos reparar estas injustiças. Lembrando sempre que o sucesso do jardineiro é ver o jardim florescer, e, se o jardim não viceja, aqueles responsáveis pelo cuidado também têm sua parcela de culpa.”
Ao finalizar, Bandeira de Mello relacionou a posse ao significado coletivo das conquistas institucionais: “Se falamos de jardins e flores, trago a mensagem de Bartolomeu Queiros de que beleza pode ser definida como tudo aquilo que não se dá conta de ver sozinho. Neste ponto, Dr. Thiago, tenho certeza de que a beleza de sua vitória é fruto de um abraço coletivo de cada um que lhe deu a mão e suporte para que você chegasse aqui. E que suas futuras vitórias profissionais serão lindos triunfos ministeriais, forjados na unidade de propósito deste Ministério Público de Contas altivo, independente, parceiro e colaborativo, defendendo a Constituição e o erário, sempre em prol do interesse público do povo sergipano. Deus lhe abençoe! Dr. Eduardo, Dr. Brício e eu temos muito orgulho de tê-lo conosco nesta jornada!”.
Thiago Menezes Santana agradeceu a confiança da instituição e reforçou o compromisso com sua missão. “É uma alegria muito grande poder estar aqui nessa posse, podendo integrar os quadros do Ministério Público de Contas, uma instituição secular, de grande tradição no sistema de controle externo, com procuradores e equipe técnica altamente qualificados. Depois de muitos anos de serviço público, para mim é uma honra compor agora também o MPC e o TCE”, declarou.
Prioridades na atuação
Questionado sobre os desafios da nova função, o subprocurador destacou que uma de suas principais prioridades será contribuir para a redução do estoque de processos, fortalecendo a eficiência e a capacidade de resposta da instituição.

“A atuação do Ministério Público de Contas envolve, primeiramente, a redução do estoque de processos, especialmente nesse momento de recomposição dos quadros. Mas acredito que nosso papel vai muito além, na defesa da ordem jurídica e dos direitos fundamentais, dentro das matérias de competência do Tribunal”, afirmou.
Thiago Menezes também ressaltou a importância da atuação preventiva do MPC-SE: “O Ministério Público de Contas vem fortalecendo um sistema de atuação prévia, preventiva, para evitar que a administração pública cometa ilegalidades. Meu compromisso é reforçar essa atuação para que possamos melhorar cada vez mais o serviço público prestado à nossa sociedade”, concluiu.
Presença

O dispositivo solene foi composto pela presidente do TCE/SE, Susana Azevedo; pelo procurador-geral do MPC, Eduardo Côrtes; pelos procuradores do MPC João Augusto Bandeira de Mello e Bricio Melo; pela juíza de Direito de Pernambuco, Ana Carolina Santana; pela procuradora-geral do MPC da Bahia, Camila Luz; e pelo secretário especial de Governo, Cristiano Barreto. Também participaram da solenidade os conselheiros Luis Alberto Meneses, Flávio Conceição, Ulices Andrade e José Carlos Felizola; os conselheiros-substitutos Rafael Fonseca, Francisco Evanildo e Alexandre Lessa; além de servidores e familiares do empossado.
Clique aqui e confira a Galeria de Imagens!
Fotos: Marcelle Cristine
Texto: Mayusane Matsunae