Após um pedido feito pelo Ministério Público de Contas do Estado de Sergipe (MPC-SE), o Pleno do Tribunal de Contas do Estado (TCE) aprovou durante sessão desta quinta-feira, dia 10, o acordo de cooperação técnica a ser celebrado com a Secretaria do Estado da Educação para realizar curso de formação voltado aos gestores de unidades de ensino. A medida faz parte das ações do Pacto pela Educação.

Na sessão, a presidente do TCE, conselheira Susana Azevedo, destacou que o acordo a ser celebrado com a Secretaria da Educação visa a realização do curso de formação, estudo, pesquisa e eventos vinculados ao sistema de educação – como contabilidade, economia, direito, gestão, administração pública bem como o aperfeiçoamento, a especialização técnica de recursos humanos, desenvolvimento institucional e a execução conjunta de atividades de interesse comum.
De acordo com a conselheira Susana Azevedo, a solicitação é do Pacto pela Educação, onde o procurador-geral em exercício João Augusto Bandeira de Mello também atua como coordenador. “Nós precisamos dessa parceria para realizar esses treinamentos com os diretores de escola e toda equipe técnica. O objetivo é melhorar e até diminuir essa desigualdade tão grande entre uma escola pública e privada. Com certeza, é um interesse grande do Tribunal de Contas para que isso aconteça”, destacou.
Ainda na sessão, Bandeira de Mello acrescentou que a cooperação com a Secretaria da Educação é uma “somação de esforços” para melhorar a qualidade de ensino em Sergipe. “Não tenho dúvidas que será um marco histórico na Educação de Sergipe. Já está provado que o diretor de escola é um elemento de grande sinergia na atuação da educação. Esse curso será de altíssimo nível e ministrado por professores da Universidade Federal de Sergipe. Acredito que o curso dará resultado e contribuição extraordinária na educação sergipana”, registrou.
Fotos: Marcelle Cristine
Texto: Mayusane Matsunae