Arte, cultura e gastronomia de São Cristóvão compõem feira instalada no hall do TCE

Uma feirinha nos moldes das existentes nas praças do interior sergipano ficará montada no Espaço Cultural do Tribunal de Contas de Sergipe (TCE) nestas terça, 4, e quarta-feira, 5. A iniciativa da Feira Cultural e Artesanal tem o apoio da Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria de Assistência Social e Trabalho (Semast) e Fundação de Cultura e Turismo João Bebe-Água (Fundact), e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Doces em compotas, queijadinhas, bijuterias, produtos em couro e xilogravuras são alguns dos produtos são-cristovenses à venda. A abertura da IMG_6706.JPGfeirinha coincide com o início das comemorações do Natal, possibilitando aos servidores do TCE garantirem os presentes natalinos com o devido valor afetivo que um produto artesanal carrega, além de serem originários de uma cidade já consagrada pela sua arte e história.

Colaboradora do setor de licitações do TCE, Leila Zilene acompanhou a apresentação de dança “Mãos que pensam, corpo que fala”, da academia Só Dança e fez compras nas barraquinhas. “Eu sempre vou a São Cristóvão comprar comidas típicas que adoro. Hoje comprei os biscoitinhos bricelets. Sempre estou presente nas atividades lúdicas do Tribunal; essa está linda, mostrando a diversidade e beleza de São Cristóvão”.

O conselheiro presidente Ulices Andrade esteve presente na abertura e ressaltou que os IMG_6824.JPGartesãos são promotores de cultura, transmitindo por gerações valores e práticas que “constroem o caráter de uma sociedade”. Além disso, vê a ocasião como uma oportunidade para os servidores conhecerem mais sobre a cultura e tradição do estado.

“Estamos diante de parte expressiva do nosso acervo cultural, exercitando, juntos, o melhor da nossa própria e singular sergipanidade. No início da presidência falei que pretendia estreitar os lações do Tribunal com as prefeituras, dentro dos nossos deveres constitucionais. Isto que acontece hoje é uma demonstração que estamos abertos aos municípios. Sejam todos bem-vindos e desfrutemos todos desta oportunidade”, concluiu.
IMG_6499.JPG
O evento também contou com a participação do prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana. “Nossa cidade tem a arte e a história como vocação. A sua beleza arquitetônica é destaque, mas também ressaltamos o que se produz na nossa cidade. Estamos divulgando São Cristóvão para o Brasil inteiro, nossa história, nosso festival, nossa cultura, agradeço ao Tribunal por fazer parte dessa missão”.

Também estiveram presentes o conselheiro Carlos Pinna de Assis, e a conselheira Susana Azevedo; Thamires Fontinele, representante o Iphan; Neusa Malheiros, representando a Semast; e Everaldo Fontes, presidente da Fundact.

IMG_7018.JPG

IMG_6748.JPG