​​​​

Homologado o resultado do concurso de roteiros promovido pelo TCE, Secult e TV Aperipê

O Tribunal de Contas de Sergipe, a Secretaria de Estado da Cultura e a Fundação Aperipê homologaram na tarde desta quarta-feira, 23, o resultado do concurso “1 minuto cidadão”, para roteiros cinematográficos inéditos de curta metragem, gênero ficção, em três temas: Luiz Michael fez o melhor roteiro para o tema Corrupção, intitulado “Politicamente Incorreto”; Sérgio Borges é o vencedor do tema Transparência, com o roteiro “Boca Aberta”; e Glória Graziele da Costa fez o melhor roteiro para o tema Cidadania, intitulado “Atenção”. Cada um receberá o Prêmio Waldemar Lima, terá o roteiro transformado em filme de um minuto e fará jus a R$ 5 mil.

O Prêmio Waldemar Lima é uma referência ao fotógrafo DSC_2123.JPGcinematográfico sergipano que ficou famoso pela fotografia do filme “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, de Glauber Rocha. “O concurso é uma parte da homenagem que estamos prestando a este nome importante da cinematografia nacional, nascido em Aracaju, que é Waldemar Lima. Escolhemos os três vitoriosos e os roteiros vamos transformar em filmes que serão exibidos nas emissoras de televisão. Foi muito bom porque foram 19 participantes, numa prova inconteste de que nós temos valores em Sergipe nessa área do audiovisual, na área de roteiro cinematográfico, na área de cinema”, disse Clóvis Barbosa, presidente do TCE/SE.

“Louvo a iniciativa da presidência do Tribunal de Contas ao fazer esse concurso com temas tão importantes e homenageando Waldemar Lima, que é um nome de referência na história do cinema brasileiro e na vida de Sergipe, e que agora o Tribunal de Contas procura resgatar. É um motivo de muita satisfação para todos nós sergipanos”, afirmou o secretário da Cultura, João Augusto Gama. O jornalista Clóvis Trindade representou no ato a Fundação Aperipê.

“Pretendemos no dia 29 de setembro realizar uma grande homenagem a Waldemar Lima, uma exposição com fotografias feitas por ele no centenário de Aracaju, em 1955, o lançamento de um livro biográfico onde consta também um roteiro inédito do próprio Waldemar Lima, sobre uma história que se desenrola em Aracaju, e também a exibição de um documentário que estamos produzindo sobre sua vida e obra. Esse é também o papel do Tribunal de Contas, que tenta trazer para essa nova geração o conhecimento desse grande nome do Cinema Novo, que foi Waldemar Lima, que trabalhou em Deus e o Diabo na Terra do Sol, ao lado de Glauber Rocha”, completou Clóvis Barbosa.

Comissão Julgadora

Os 19 roteiros inscritos no Prêmio Waldemar Lima foram julgados pelos seguintes especialistas, que compuseram o Comitê Técnico do concurso: Djaldino Mota Moreno, representando a sociedade civil; Graziele Andrade Ferreira, representando o Conselho Estadual de Cultura; Luiz Eduardo Oliva, representando a TV Aperipê; Tiara Câmera da Silva, representando a Secretaria da Cultura; e Fábio Nunes Oliveira, representando o Tribunal de Contas. O Comitê Gestor foi formado por Irineu Fontes, representando a Secult; Pascoal Maynard, pela TV Aperipê; e Marcos Cardoso, pelo Tribunal de Contas.
​​