​​​​

Atricon presta homenagem a Carlos Pinna de Assis durante Congresso Internacional dos Tribunais de Contas

​Dentro da programação do III Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (CITC), no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) prestou uma homenagem ao falecido conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), Carlos Pinna de Assis (in memoriam). A saudação partiu do atual presidente da Atricon, Cezar Miola, que fez uma saudação aos ex-presidentes da entidade. 

Na oportunidade o presidente Cezar Miola relembrou alguns avanços do controle externo ao longo das últimas três décadas e comentou sobre a importância de valorizar a trajetória das pessoas do controle, antecipando a exibição de um vídeo em homenagem ao falecido conselheiro Carlos Pinna de Assis. “Uma homenagem singela, mas muito autêntica, em nome da Atricon e dos 33 Tribunais de Contas do Brasil”, concluiu o presidente da Associação. 

0112-atricon (1).jpg
Presidente da Atricon, conselheiro Cezar Miola (TCE-RS), ladeado pelo servidor do TCE-SE, Igor Salmeron, que representou a família de Carlos Pinna

A homenagem foi parte de uma solenidade para apresentação do resultado do trabalho ao longo de 30 anos desenvolvido pela Atricon em benefício do controle externo brasileiro. Coube ao servidor do TCE/SE, o sociólogo Igor Salmeron, antes da exibição do vídeo, a leitura de uma carta escrita pela família do conselheiro Carlos Pinna em agradecimento à homenagem. Salmeron registrou em uma frase seu aprendizado com o conselheiro falecido: “todo excesso é condenável, menos a gratidão”. 

“Com muita honra quero externar minha gratidão por ter esta oportunidade de representar a família do eterno Carlos Pinna de Assis aqui no Encontro Internacional em Fortaleza. Foi uma linda homenagem promovida pelo presidente da Atricon, Cezar Miola, e onde representei o Tribunal de Contas de Sergipe, a quem agradeço do fundo do meu coração”, externou Igor Salmeron. 

Sobre Carlos Pinna de Assis 

Sergipano de Aracaju, Pinna formou-se em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 1972. Exerceu a advocacia até o ano de 1986. Foi Conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil entre 1978 e 1984; Procurador-Geral do Estado de Sergipe de 1983 a 1986; e Secretário de Estado da Habitação e Previdência Social de Sergipe (1985/1986). Ainda em 1986 ingressou como conselheiro no colegiado do TCE/SE, vindo a ser presidente em quatro oportunidades. Presidiu também por dois mandatos a Associação dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon); e a Associação de Controle Público do Mercosul (Asul).

0112-atricon (2).jpg


Texto: Habacuque Villacorte 

​​