Assessoria Militar do TCE recebe treinamento de instrutor de defesa pessoal da Polícia de Abu Dhabi

Com o intuito de uma melhor qualificação, os policiais da Assessoria Militar do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE) receberam, nesta segunda-feira, 30, no Batalhão de Polícia de Choque, treinamento de defesa pessoal e técnicas de Jiu-Jitsu do instrutor sergipano, Marcello Santos, que atualmente mora em Abu Dhabi, no Emirados Árabes, e treina os policiais do país.

De acordo com o comandante da Assessoria Militar do TCE, tenente-coronel Henrique Rocha, essa capacitação faz parte dos treinamentos que os policiais recebem todas as segundas-feiras para que a equipe se mantenha atualizada e preparada para diversas situações. “O professor Marcelo Santos, que eu conheço há quase duas décadas, treina o exército e as tropas especiais dos Emirados Árabes há seis anos. Quando soube de sua visita ao Brasil, fiz o convite para ele também dar uma ‘palhinha’ e treinar a nossa ‘tropa especial’ do Tribunal de Contas. Ele não pensou duas vezes. Aceitou o convite e passou as mesmas técnicas que ensina fora do país”, explicou o tenente-coronel.

3001-tce-defesa (4).JPG

Para o instrutor Marcello, como o treinamento é curto, a ideia foi passar técnicas simples que já está acostumado a compartilhar tanto nas escolas públicas de Abu Dhabi, como as que passou no exército do país árabe, no qual foi instrutor por quatro anos, e que atualmente ensina na Polícia de Abu Dhabi. “Estamos fazendo uma introdução do Jiu-Jitsu para que eles entendam a importância em seu âmbito profissional e familiar e que use estas técnicas em situações adversas do dia-a-dia. E se caso, a partir desses ensinamentos, vier a ser um competidor, vamos estimulá-los já que não tem idade para se iniciar no Jiu-Jitsu”, conta o instrutor, faixa preta terceiro grau, graduado em Educação Física e Teologia.

No mundo do jiu-jitsu, ele é conhecido como Marcello Cão e também pelos títulos conquistados como Mundial, Pan-americanos e uma série de campeonatos regionais. O sucesso dentro dos tatames fez com que Marcello recebesse convites para ser professor de arte suave fora do país. O mais atrativo foi justamente dos Emirados Árabes, onde o Jiu-Jitsu faz parte da grade curricular escolar e do exército.

3001-tce-defesa (5).JPG

Para a policial Ana Eliza de Melo, da Assessoria Militar do TCE, a iniciativa do Tribunal deveria ser replicada. “É uma experiência excelente porque a polícia precisa disto. Não só no Tribunal de Contas, mas também nos outros batalhões. É de suma importância sabermos sobre defesa pessoal porque, em último caso, iríamos utilizar a arma. E a defesa pessoal é muito importante não apenas para a nossa carreira mas para a vida”, afirmou a policial, que já praticou Jiu-Jitsu e que atualmente treina Muay Thai.

3001-tce-defesa (1).JPG
3001-tce-defesa (3).JPG