​​​​

TCE promove debate com órgãos de saúde para ampliar vacinação em Sergipe

Com o objetivo de contribuir para que a cobertura vacinal contra a poliomielite atinja números satisfatórios, o Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) promoveu reunião nesta quarta-feira, 21, com dirigentes das secretarias de Saúde do Estado e de Aracaju, bem como da Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (Fames).

O encontro foi proposto ao colegiado do TCE em sessão do Pleno pela conselheira Susana Azevedo, que é a relatora dos processos da área da Saúde. SuaA motivação inicial esteve na baixa adesão da população à Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, mas a procura insuficiente por outros imunizantes fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) também entrou em pauta.

PHOTO-2022-09-21-14-19-13.jpg 
"Marcamos esta reunião para induzir os gestores a fazerem um esforço a mais até que tenhamos uma cobertura vacinal superior aos 90% do público-alvo; os números atuais são ruins e temos que trabalhar juntos para mudar essa situação”, destacou a conselheira Susana Azevedo, lembrando que, até início do mês, conforme o Ministério da Saúde, apenas 34% das crianças de 1 a 4 anos haviam tomado a vacina contra a pólio. 

A realidade sergipana foi atualizada pela secretária de Estado da Saúde, Mércia Feitosa, e indica uma cobertura vacinal de 64% contra a poliomielite e de 41% no caso da vacina tríplice viral, que previne o sarampo, a caxumba e a rubéola.

PHOTO-2022-09-21-14-05-36.jpg 
"Essa junção dos órgãos sugerida pelo TCE será fundamental para atingirmos índices satisfatórios, imprescindível para a segurança da população. Após essa reunião, traçaremos as estratégias para o êxito da campanha, vencendo as dificuldades e organizando datas e toda a estrutura necessária”, comentou a gestora. 

Para o procurador-geral do Ministério Público de Contas, João Augusto Bandeira de Mello, reuniões como esta reforçam que a função do controle externo vai além das auditorias e fiscalizações. 

PHOTO-2022-09-21-14-05-54.jpg
"Os Tribunais de Contas de todo país têm trabalhado na função de articulação de políticas públicas e, nesse ponto, identificamos que a política pública de vacinação precisa de uma maior adesão tanto da sociedade quanto dos próprios municípios”, afirmou Bandeira, que ainda sugeriu a elaboração de uma carta compromisso na qual os gestores municipais assegurem seu empenho. 

A proposta recebeu o apoio da conselheira Susana Azevedo. “Através dessa carta todos assumirão o compromisso de elevar os percentuais de vacinação aos números ideais até o dia 31 de dezembro deste ano; vamos dialogar com os demais conselheiros para que possamos envolver todos os jurisdicionados”, comentou a conselheira. 

PHOTO-2022-09-21-14-04-34.jpg 
Presente na ocasião, o presidente da Federação dos Municípios de Sergipe (Fames) e prefeito de Areia Branca, Alan Andrelino, disse ver a iniciativa da Corte como “muito válida e importante”. Para ele, os municípios terão total interesse em contribuir com as sugestões que vierem a seguir: “Convocarei todos para ressaltar a importância da vacinação, engajar e promover ações em prol do aumento do percentual de crianças, adolescentes, adultos e idosos vacinados”. 

No encontro esteve presente ainda a secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza, que também apresentou números da vacinação na capital e elogiou a oportunidade de dialogar com o Tribunal sobre o tema. ​

Fotos: Cleverton Ribeiro
Texto: Hádam Lima

​​