Conselheiros exaltam escolha de Igor Albuquerque para a ASL

Durante a sessão do Pleno do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), os conselheiros destacaram a eleição do advogado, escritor, vice-presidente do Conselho Estadual de Cultura e do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, além de Subsecretário-geral da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, Igor Leonardo Moraes Albuquerque, como futuro imortal da Academia Sergipana de Letras (ASL).

Com 27 votos favoráveis, aos 39 anos Igor Leonardo foi escolhido para a cadeira número 30 da ASL, que tem como patrono José Jorge de Siqueira Filho, e era ocupada pelo professor e acadêmico Luiz Fernando Ribeiro Soutelo (in memoriam). Para os conselheiros a escolha representa o reconhecimento de um profissional que tem compromisso e que é dedicado à valorização da Cultura sergipana.

O presidente do TCE, conselheiro Flávio Conceição, destacou que Igor Albuquerque possui uma lista de serviços prestados ao Estado de Sergipe. “Por onde passou, Igor vem dando grande contribuição ao serviço público, em especial na Assembleia Legislativa, ao lado do também amigo Deoclécio Vieira. É ainda um jovem, mas determinado, estudioso, apaixonado pela Cultura do nosso Estado. Perdemos o grande Soutelo, mas a ASL está muito bem contemplada com um intelectual engajado e dinâmico”.

Carlos Pinna

Por sua vez, o conselheiro Carlos Pinna disse que a eleição da ASL é motivo de muito agrado para todos que, como ele, integram a Academia. “Sei que também agradou a sociedade sergipana. Doutor Igor Albuquerque foi eleito para a cadeira número 30 da Academia Sergipana de Letras que foi até, recentemente, ocupada pelo grande sergipano, o escritor e intelectual que foi Luiz Fernando Ribeiro Soutelo. Dr. Igor faz por merecer esta indicação. Ele que sequer chegou aos 40 anos, e é uma coisa rara, o sodalício que integro eleger pessoas jovens assim, como Dr. Igor”.

"Mas é motivo de satisfação e orgulho para todos acadêmicos. Ele que no desempenho de suas ações profissionais na Assembleia Legislativa do Estado tem sido também um amigo permanente desta Casa e faz por merecer os cumprimentos que eu proponho a vossas excelências que sejam a ele dirigidos, e também ao presidente da Academia Sergipana de Letras, Professor José Anderson Nascimento, cuja a condução da eleição foi sumamente apropriada para este momento de afastamento pessoal que nós estamos vivendo, mas com resultados muito significativos para a própria Academia, e manifestação de regozijo em relação a sua direção”, completou Carlos Pinna.

Ulices Andrade

O também conselheiro Ulices Andrade disse que Igor Albuquerque já não é mais uma jovem revelação. “Dr. Igor, um tempo atrás, foi levado por mim para a Assembleia Legislativa juntamente com nosso amigo Deoclécio Vieira, onde foi meu assessor na presidência da Assembleia, no meu gabinete, por um bom tempo e diante da sua competência, nunca mais saiu daquela Casa”.

"Um jovem muito talentoso, de forma que até hoje presta com muita qualidade, categoria e conhecimento das técnicas legislativas, um grande serviço ao Legislativo, e certamente, agora, como membro da Academia Sergipana de Letras, também vai dar sua contribuição para o conhecimento e para a cultura do povo de Sergipe. Eu me somo ao que disse o Dr. Carlos Pinna e também parabenizo o Dr. Igor Albuquerque”.

Histórico

Igor Leonardo Moraes Albuquerque nasceu em Itabaiana e é advogado, escritor, vice-presidente do Conselho Estadual de Cultura e do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe. Subsecretário-geral da Mesa Diretora da Alese e aos 39 anos será o Imortal da ASL. Filho de José Albuquerque de Jesus e Maria de Fátima Moraes Albuquerque, é casado com Marcelí Barbosa Albuquerque há 10 anos, com quem tem a filha Maria Cecília Barbosa Albuquerque.

É advogado com especialidade em Direito Constitucional e Educacional. Aluno regular do mestrado profissional em Poder Legislativo pela Câmara dos Deputados, através do Cefor (Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento). Pela Fundação Getúlio Vargas tem formação complementar como Gestor Público Municipal. Já foi secretário do Planejamento, Orçamento e Gestão da Prefeitura Municipal de Aracaju. É autor do Livro “Hierarquia Normativa no Direito Brasileiro” (2020) e de vários artigos em revistas, jornais e capítulos de outros livros.

Na Assembleia Legislativa de Sergipe como subsecretário-geral da Mesa Diretora, já coordenou comemorações importantes para a história de Sergipe pela Instituição, a exemplo dos 20 e dos 30 anos de promulgação da Constituição de Sergipe (2009 e 2019, respectivamente), além do Bicentenário da Emancipação Política de Sergipe (2020).

Texto: Habacuque Villacorte (Com informações da Assembleia Legislativa)
Foto: Ascom/Alese​