​​​​

Dia dos Aposentados: Servidores inativos relembram momentos vivenciados no TCE

Após uma vida dedicada ao trabalho, o merecido descanso. Nesta segunda-feira, 24, é comemorado o Dia Nacional dos Aposentados no Brasil, uma data que remete ao ano de 1923, quando foi instituída a primeira lei brasileira destinada à previdência social, a Lei Eloy Chaves.

É dia, também, de reconhecer o papel de profissionais que encontram-se na inatividade, depois de muito contribuírem para o aprimoramento das instituições às quais serviram. No caso do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), atualmente, são cerca de 230 aposentados.

Entre eles está Maria Aparecida Prado de Carvalho, 75. Com a matrícula de número 68, ela passou a compor o quadro de servidores do TCE no dia 1º de abril de 1975, quando o órgão ainda funcionava no Edifício Walter Franco e tinha apenas cinco anos de fundação. 

PHOTO-2022-01-24-10-31-13.jpg
Maria Aparecida Prado de Carvalho ingressou no TCE em 1975

"O Tribunal de Contas, para mim que vesti a camisa e me dediquei bastante, era a extensão da minha casa, da minha família”, conta a servidora aposentada em 1º de julho de 2017. 

No mesmo ano se aposentou Jorge Linhares de Carvalho, 62, que ingressou na Corte em 1994. “Sempre almejei trabalhar em benefício da sociedade, fiscalizando os atos administrativos e os gastos realizados pelos ordenadores de despesas. Foi no Tribunal de Contas que me realizei profissionalmente”, comenta. 

PHOTO-2022-01-21-08-28-35.jpg
Jorge Linhares e sua esposa Valda

Linhares destaca as oportunidades que teve no TCE, onde presidiu a Comissão Técnica de Implantação do Sistema de Auditoria Pública, o  Sisap - posteriormente substituído pelo Sagres. “Pude elaborar e desenvolver projetos de auditoria voltada à análise das contas dos órgãos da administração direta e indireta do Estado e dos Municípios”.

José Edilson Ferreira de Barros, 63, ou simplesmente Edilson, como é conhecido no TCE, também passou ao quadro de inativos no ano de 2017, mas deixou sua marca na Casa, sobretudo pelas cinco gestões em que prestou assessoramento junto à Diretoria Técnica (Ditec). 

PHOTO-2022-01-21-08-28-13.jpg
Edilson Ferreira em registro com a família no dia da sua aposentação, em 2017

"Congratulo-me, e, em extensão a todos os colegas que também passaram para a inatividade, parabenizo o Tribunal de Contas, na pessoa do senhor presidente, pelo ineditismo e oportuna homenagem aos servidores, por ocasião do dia alusivo aos aposentados”.​

Fotos: Arquivos Pessoais
Texto: Hádam Lima

​​