Tribunal de Contas inicia sessões virtuais nesta terça-feira

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) dará início nesta terça-feira, 14, à realização das suas sessões no ambiente virtual. A novidade se insere no contexto de medidas adotadas pela instituição para manter o efetivo controle dos gastos públicos nesse período de pandemia do coronavírus.

Sempre com início às 9h, as sessões online seguirão a mesma dinâmica das presenciais: às terças e quartas-feiras, sessões da Primeira Câmara e da Segunda Câmara, respectivamente. Já na quinta-feira, ocorre a sessão plenária.

Todas as sessões serão transmitidas em tempo real pelo canal do Tribunal de Contas no YouTube.​

“Tão logo teve início esse período de isolamento social, adotamos uma dinâmica de teletrabalho que assegurou a continuidade das ações fiscalizatórias; com as sessões virtuais, isso se complementa e permite que o TCE exerça na íntegra as suas funções”, destaca o presidente do TCE, conselheiro Luiz Augusto Ribeiro.

No decorrer da última semana, a Diretoria de Modernização e Tecnologia (DMT) da Corte de Contas promoveu testes junto aos conselheiros, inclusive em reunião administrativa por teleconferência.

“Por determinação do conselheiro-presidente, nós buscamos o formato que melhor se adequasse à nossa realidade para que implementássemos as sessões virtuais; vamos dar início, mas sempre buscando acrescentar melhorias”, observa o diretor de Modernização e Tecnologia, Jailton Moura

Composição
A Primeira Câmara, presidida pela conselheira Susana Azevedo, vice presidente do TCE, é integrada ainda pelos conselheiros Carlos Pinna e Angélica Guimarães. Já a Segunda Câmara é presidida pelo conselheiro Carlos Alberto, corregedor-geral do TCE, e composta também pelos conselheiros Ulices Andrade e Flávio Conceição.

Apenas o Pleno, presidido pelo conselheiro Luiz Augusto Ribeiro, tem participação de todo o colegiado. Em todas as sessões, há também representação do Ministério Público de Contas (MPC).