Operação Antidesmonte rende homenagem ao TCE/SE em Curitiba

Devido ao trabalho desenvolvido pelo Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) em meio à Operação Antidesmonte, o conselheiro-presidente Clóvis Barbosa de Melo foi homenageado nesta quarta-feira, 18, em Curitiba, durante o III Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas.

Promovido pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), em parceria com o IMG_9867.JPGTribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE/PR), o evento reconheceu iniciativas inovadoras das Cortes de Contas, entre elas, o trabalho conjunto entre o TCE/SE, o Ministério Público do Estado (MPE) e a Polícia Civil para combater a dilapidação do patrimônio público nas prefeituras sergipanas.

Com um público de aproximadamente 700 pessoas, em sua maioria integrantes de Tribunais de Contas do Brasil e de países estrangeiros, gestores e servidores públicos, professores e estudantes, o Congresso teve início na noite de terça-feira, 17, e terminou nessa quinta-feira, 19.

Durante a programação houve a apresentação do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM/Brasil), resultado do trabalho de aplicação do IEGM nos municípios brasileiros, sendo o maior estudo de gestão pública do país, permitindo aos Tribunais, seguindo uma mesma metodologia, comparar efetividade e resultados de políticas públicas, e à sociedade conhecer a realidade da gestão municipal.

Outro destaque esteve no lançamento das Normas Brasileiras de IMG_9874.JPGAuditoria do Setor Público (NBASP Nível 02), importante instrumento de melhoria do controle e da gestão pública brasileira, desenvolvido visando a utilização de padrões de auditoria reconhecidos internacionalmente fortalecendo, assim,  os Tribunais de Contas do Brasil.

Entre os presentes no evento estavam o presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), conselheiro Sebastião Helvécio, o presidente do TCE/PR, conselheiro José Durval Mattos do Amaral, o presidente da Atricon, conselheiro Valdecir Pascoal, além de analistas de controle externo do TCE/SE.