Projeto do TCE contribui para melhoria na segurança das escolas em Estância

O projeto "Educação: Compromisso de Todos", desenvolvido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) e iniciado no município de Estância, já começa a mostrar resultado. Ao presidir a sessão do Pleno nesta quinta-feira, 19, a conselheira Susana Azevedo, que é a idealizadora da ação, destacou a recente inauguração da Ronda Municipal Escolar (Rome), que irá cuidar da segurança nas unidades de ensino estancianas.

"Um dos pontos que a comunidade escolar mais tem cobrado é a segurança, sobretudo em decorrência do episódio que envolveu a tentativa de homicídio, durante um assalto na Escola Municipal Gabriel Jasmin, quando um estudante foi atingido de raspão na cabeça por um tiro de revólver", comentou a conselheira, ao elogiar a iniciativa da gestão municipal.

Após o episódio, a conselheira determinou que uma equipe fosse deslocada ao município para fazer uma rápida inspeção. Já no dia 16 de agosto, a vice-presidente do TCE lançou na Câmara Municipal o projeto visando efetuar um diagnóstico e propor soluções para elevar a qualidade da Educação em Estância.

"É um projeto que não trata somente da melhoria dos índices que envolvem a educação, como também a segurança escolar, o que foi de imediato encampado pela gestão daquele município", acrescentou Susana Azevedo.

A Rome consiste num pelotão instalado num prédio composto por refeitório, dormitórios, central de atendimento e um veículo, formado por 18 agentes, sendo 13 homens e cinco mulheres, que foram capacitados tecnicamente para efetuar abordagens diferenciadas no âmbito escolar.

"Essa iniciativa certamente dará bons resultados para a educação e os estudantes, como também servirá de incentivo para que os demais municípios possam programar suas gestões", concluiu a conselheira.