(06/01) - Os cursos realizados pela Escola de Contas Conselheiro José Amado Nascimento (Ecojan) no decorrer do ano de 2022 levaram à certificação de aproximadamente mil participantes, em sua maioria servidores de prefeituras, câmaras municipais, órgãos estaduais e do próprio Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE). 

Segundo relatório da Escola, apenas a modalidade presencial, com retorno no segundo trimestre devido à maior cobertura vacinal contra a Covid-19, permitiu a emissão de 405 certificados. Já os trabalhos online, por meio de webinários, proporcionaram mais 554 certificações. 

0601-1.jpg

De acordo com o presidente do TCE, conselheiro Flávio Conceição, a expectativa é de ampliação das ações pedagógicas no decorrer deste ano. “O aprimoramento técnico dos servidores do TCE e dos órgãos que integram a administração pública sempre foi uma das nossas prioridades e esses números atestam isso na prática”, afirma o conselheiro. 

Entre os temas trabalhados, ganham destaque os que têm relação direta com a gestão dos recursos públicos, a exemplo da Nova Lei de Licitações e Contratos (Lei nº 14.133/2021), o papel do Controle Interno municipal, o Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle (Siafic), entre outros.

0601-2.jpg
"Temos priorizado assuntos atuais e profissionais qualificados nessas áreas para que a Escola de Contas siga cumprindo a sua missão de promover capacitação e o desenvolvimento técnico na busca da otimização dos recursos públicos”, destaca o diretor da Ecojan, conselheiro aposentado Carlos Albert Sobral de Souza. 

Já a coordenadora pedagógica da Escola, Karla Andrade, acrescenta que as ações da instituição contemplaram um público que vai além das certificações, já que os treinamentos ocorridos em ambiente virtual seguem disponíveis no canal da instituição no YouTube​ e são constantemente acessados. 

0601-3.jpg
​"Foi um ano produtivo, onde conseguimos contemplar (nos formatos virtual e presencial) nossos três públicos-alvo, que são os servidores do Tribunal, os jurisdicionados e também os cidadãos”, destaca a coordenadora, acrescentando que a modalidade virtual deverá permanecer, embora a expectativa seja de ampliação dos cursos presenciais.​

Fotos: Cleverton Ribeiro
Texto: Hádam Lima