Na terça-feira, 05 de novembro, a Escola de Contas recebeu a aula de encerramento do Projeto Gestão Escolar, uma iniciativa que teve início em 23 de julho com o propósito de fortalecer a gestão escolar e contribuir para a transformação da educação pública em Sergipe.

O projeto, voltado para cerca de 100 diretores e coordenadores escolares da Grande Aracaju, é fruto de uma parceria entre o Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc/SE), com o apoio da Escola de Contas, integrando as ações do Pacto pela Educação.

A última aula foi conduzida pelos professores Ricardo e Cláudio, nas salas 1 e 2, e marcou um momento de grande troca de experiências e encerramento de aprendizados. O dia foi dedicado à finalização dos conteúdos sobre o ensino fundamental e boas práticas, além da apresentação dos trabalhos e pesquisas desenvolvidos pelos gestores das escolas ao longo do projeto.

Os temas abordados nas pesquisas envolveram questões essenciais para o cotidiano escolar, como a gestão de conflitos entre alunos e entre alunos e professores, com reflexões sobre as situações vivenciadas nas escolas, estratégias de mediação e formas de promover um ambiente escolar mais acolhedor e colaborativo. Colocando grandes aprontamentos sobre clima socioemocional das escolas, tanto entre alunos quanto entre os profissionais da educação.


Outro tema em destaque, os gestores apresentaram diagnósticos sobre as fortalezas e fragilidades de suas escolas, identificando desafios e oportunidades de melhoria para o fortalecimento da gestão voltada à aprendizagem dos estudantes.
Durante as apresentações, surgiram relatos sobre problemas estruturais enfrentados por diversas unidades, como deficiências na infraestrutura, salas de aula precárias, baixa participação dos alunos nas atividades escolares e reuniões com pais, além da alta rotatividade de professores.

Por outro lado, muitos gestores destacaram as fortalezas que mantêm viva a esperança e o compromisso com a educação pública, como o engajamento humanitário dos professores, o apoio das comunidades locais, e a existência de projetos pedagógicos, culturais e esportivos que transformam o ambiente escolar e fortalecem o vínculo entre escola e comunidade.

O encerramento do projeto foi um momento de reflexão, aprendizado e partilha de experiências, coroando uma jornada repleta de conhecimento e comprometimento com a melhoria contínua da gestão escolar.

A Escola de Contas e sua equipe reforçam, com esta iniciativa, o compromisso de transformar a educação pública por meio da valorização e formação contínua dos gestores escolares, certos de que uma gestão humana, participativa e eficiente é o alicerce de uma escola de qualidade.
Texto: Thiago Carvalho