Na manhã do dia 16 de junho, a Escola de Contas deu início a mais uma importante iniciativa de formação voltada à educação pública: começaram as aulas da capacitação para diretores escolares da rede pública de ensino. O evento de abertura aconteceu no mini auditório da Escola de Contas e marcou o início de uma jornada de desenvolvimento para gestores escolares que buscam aprimorar suas competências de liderança e gestão.

A aula inaugural contou com a presença do procurador do Ministério Público de Contas de Sergipe (MPC/SE), João Augusto Bandeira de Mello, que também é um dos coordenadores do Pacto pela Educação — grupo responsável por articular ações em prol da qualidade do ensino no estado. Em sua fala, ele destacou a importância de investir na formação de líderes escolares como estratégia fundamental para melhorar os resultados educacionais.

Logo após, Roseli Fiscina, da equipe tecnica da Escola da Contas, deu as boas-vindas aos participantes e apresentou o currículo do palestrante da manhã, o treinador e mentor Newson Fonseca. Ele foi o responsável por ministrar a primeira aula do curso, com o tema "Inteligência Emocional na Gestão Escolar".
Durante a aula, os diretores foram convidados a refletir sobre competências essenciais para a liderança educacional, como:
- Inteligência emocional
- Autoconhecimento
- Autogerenciamento
- Empatia
- Iniciativa
- Comunicação
- Influência
- Alegria e otimismo
- Emoções opostas
- Círculo das emoções primárias
- Emoções combinadas
Além dos conceitos teóricos, a aula foi marcada por diversas dinâmicas práticas que ajudaram os participantes a explorarem suas emoções, entenderem os impactos delas no ambiente escolar e aprenderem a conduzir conversas em contextos emocionalmente desafiadores. Foi um momento de troca, aprendizado e fortalecimento de vínculos entre os líderes da educação pública.

A capacitação integra o conjunto de ações do Pacto pela Educação para o ano de 2025, uma iniciativa construída em parceria entre o Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) e a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (@educacaose). O objetivo é promover uma formação continuada para gestores escolares comprometidos com resultados, com a equidade e, sobretudo, com o sucesso dos estudantes.

A Escola de Contas segue firme em seu propósito de contribuir com a qualificação do serviço público e fortalecer o papel transformador da educação em Sergipe.