​Em 2020, ano que marcou o início da pandemia da Covid-19, o Projeto TCE Cidadão, iniciativa da Escola de Contas José Amado Nascimento (Ecojan), do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), foi adaptado para o ambiente virtual, uma bem-sucedida transição que envolveu o empenho profissional de integrantes de diferentes departamentos da Corte de Contas sergipana. 

Após quase três anos com edições realizadas apenas no ambiente virtual, manhãs educativas que contaram com a participação de alunos de diversas instituições de ensino superior do estado, nesta quinta-feira, 31, o TCE Cidadão retornou a ser realizado presencialmente. 

0109-tcecid.jpg

Acompanhados da professora Kátia Lelis, alunos dos cursos de Ciências Contábeis e Administração da Faculdade Amadeus (Fama), assistiram parte da sessão plenária da Casa. 

Em seguida, no auditório da Ecojan, os alunos acompanharam a palestra “O Orçamento Público e os Tribunais de Contas”, proferida pelo servidor do TCE/SE, Vanderson da Silva Melo. 

0109-tcecid2.jpg

“É uma oportunidade única de tirar os alunos da sala de aula e trazer para a prática. Quero parabenizar a todos que possibilitaram essa manhã e agradecer pela receptividade”, disse a docente Kátia Lelis. 

Caloura do curso de Ciências Contábeis, Lucineide Guimarães, avaliou positivamente a iniciativa: “Pude conhecer como é o funcionamento de um órgão público e o desenvolvimento de suas atividades; o dia foi proveitoso”.  

Já o estudante do 2º período do curso de Ciências Contábeis, Fábio Ramon, destacou ser a sua primeira vez nas dependências do Tribunal de Contas e expressou seu contentamento em poder acompanhar os julgamentos de processos e ouvir a experiência do palestrante. 

Fotos: Cleverton Ribeiro
Texto: Diego Smith